Dia 29: atraia fortuna e prosperidade com o Nhoque da Sorte
A simpatia vem da tradição de São Pantaleão. João Bidu ensina a receita do Nhoque da Sorte para o dia 29
Você já ouviu falar em Nhoque da Sorte? Apesar das origens italianas, foi na América do Sul que esta simpatia se popularizou. A tradição conta que São Pantaleão bateu na porta de uma casa, vestido de mendigo e pedindo comida. Mas a família que o atendeu era muito pobre e ofereceu uma massinha de batata que se dividiu em sete porções e serviu a todos. Reza a lenda que ao retirar os pratos, moedas apareceram na mesa. Por isso, o Nhoque da Sorte é realizado nos dias 29 de cada mês.
A receita
Primeiramente, coloque 1kg de batata cozinha e amassada em uma panela. Depois, acrescente 2 colheres de sopa de manteiga e 2 gemas. Misture bem os ingredientes até a massa ficar homogênea. Então, vá adicionando aos poucos 2 xícaras de chá de farinha de trigo. Adicione até desgrudar das mãos. Você pode adicionar mais farinha de trigo caso sentir que é necessário.
Agora, separe a massa em partes e faça rolinhos compridos, afinal, este será seu Nhoque da Sorte. Em seguida, corte em pedaços pequenos com uma faca. Ferva água em uma panela com sal a gosto, despeje aos poucos os nhoques e aguarde até subir à superfície. Retire com uma escumadeira e reserve. Por fim, em um refratário, coloque o nhoque, 500g de molho de tomate e 100g de queijo parmesão ralado, alternando as camadas. Leve ao forno, preaquecido, até o queijo derreter.
Nhoque da Sorte
É bastante simples fazer o Nhoque da Sorte. Em primeiro lugar, no dia 29, coloque uma nota de qualquer valor embaixo do prato com nhoque. Em seguida, fique de pé em frente a mesa, assim se concentrando no ritual. Agora, ainda em pé, coma as sete primeiras unidades do nhoque. Depois você pode sentar e saborear todo o prato. O dinheiro deve ficar guardado até o próximo dia 29, quando deverá ser doado a alguém.