PUBLICIDADE

Como fazer sardinha? Descubra os segredos para o preparo perfeito

Aprenda a escolher, limpar e preparar a sardinha perfeita

3 abr 2024 - 15h37
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Uma boa sardinha deve ser fresca, macia, ter cheiro de mar e gordinha para ter mais suculência. Há várias formas de preparar a sardinha enlatada, como patês e saladas, e harmonizar com vinho branco ou espumante brut.
Sardinha portuguesa
Sardinha portuguesa
Foto: Rancho Português/Divulgação / Estadão

Fresca ou em lata, grelhada, frita ou in natura, sardinha é bom de qualquer jeito. Um peixe pequeno de água salgada, a sardinha é melhor esse pescado delicioso e versátil típico da culinária lusitana. Valdeci Castro, gerente geral do Rancho Português São Paulo, explica como escolher, limpar e preparar a sardinha perfeita. Confira!

O que é uma boa sardinha?

Para identificar uma boa sardinha fresca é preciso se atentar ao seu frescor e suculência. A dica é escolher as sardinhas firmes (carne mais dura ao apalpar com as mãos), frescas e mais gordinhas, pois elas têm mais suculência. O cheiro também é um bom indicativo de que a sardinha é de qualidade, devendo estar com cheiro de mar.

Ah, e uma curiosidade: a época de frio é a melhor para consumir o peixe, uma vez que ele é de águas profundas e seu metabolismo desacelera nesse período.

Como limpar?

Primeiramente, retire as escamas da sardinha. Depois, utilize um garfo e faca para desossá-la: basta  tirar a cabeça, abrir o peixe lentamente na parte superior com a faca segurando com o garfo e retirar a espinha do meio.

Como prepará-la?

A tradição manda: para uma sardinha grelhada, salgue com sal grosso e asse inteira com a barrigada na brasa, de preferência no carvão para ficar com o sabor mais acentuado. Outra forma clássica de preparar o pescado é à escabeche, que leva sardinha crua, desossada, cortada em pequenos pedaços e marinada por 12 horas no vinagrete com azeite, cebola, tomate, salsinha e sal a gosto.

E a sardinha em lata pode?

No caso da sardinha enlatada, o ideal é fazê-la somente com azeite e tempero mais leve como tomate. Em relação aos diversos preparos do peixe, a dica do chef é usar a sardinha enlatada em patês e saladas, como a salada verde.

Acompanhamentos e bebidas para harmonizar

Por ser uma comida mais leve, o ideal é harmonizar a sardinha com vinho branco ou espumante brut. Para acompanhar, aposte em salada de folhas verdes ou batata cozida no azeite e sal.

Um clássico

Outros acompanhamentos perfeitos são broa de milho e batatas ao murro, clássicos da tradicional receita lusitana de sardinha grelhada. Confira a receita disponível no cardápio do Rancho Português e teste essas dicas para preparar esse peixe delicioso.

7 alimentos ricos em vitamina E para fortalecer o organismo 7 alimentos ricos em vitamina E para fortalecer o organismo

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade