PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Como descascar ovo cozido, rápido e fácil!

Esqueça agora mesmo que descascar ovo é uma tarefa difícil: vamos te ensinar todos os truques que você precisa saber agora.

15 mai 2024 - 05h00
(atualizado às 09h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Truques simples para descascar ovos cozidos, de maneira rápida e fácil, utilizando ingredientes como água gelada, vinagre, limão e bicarbonato de sódio são apresentados para ajudar quem adotou uma alimentação saudável.
Pessoa descascando ovo cozido.
Pessoa descascando ovo cozido.
Foto: Sean De Burca / Getty Images

Ovos são ingredientes indispensáveis para se ter na cozinha: versáteis e práticos, eles são os reis de quem adotou uma alimentação saudável e podem ser utilizados para o preparo de bolos, tortas e pães, ou, também, como acompanhamento em pratos e até mesmo como prato principal. Tudo depende do preparo escolhido para ele.

Um dos preparos mais populares para os ovos são os ovos cozidos. Usados em maioneses, saladas, na receita do cuscuz paulista, no lámen oriental e até mesmo para ovos recheados, os ovos preparados dessa maneira oferecem infinitas possibilidades de refeições.

Mas, muitas pessoas têm um problema: nem todo mundo sabe como descascar ovo cozido com facilidade e acabam desistindo de fazê-los.

Para facilitar sua vida na cozinha, vamos te ensinar os truques para descascar ovos de forma perfeita e sem gastar seu tempo. Continue lendo para saber mais!

Por que a casca do ovo cozido gruda?

Se você já descascou ovos, você deve ter percebido que existe uma película muito fina entre a casca e a clara. 

Essa película é feita de queratina, o mesmo composto presente nos cascos de animais e em nossas unhas e cabelos. A queratina se torna mais forte quando está em ambientes ácidos.

Mas, o que isso tem a ver com ovos? É bem simples: a clara de ovo é ácida. Quando um ovo é novo, ou seja, recém posto, seu pH é ácido, mas, com o passar do tempo, ele vai se tornando menos ácido, fazendo com que a película feita de queratina se torne menos resistente.

Ou seja, a casca do ovo cozido acaba grudando no ovo devido ao nível de acidez da clara, que fortalece a película de queratina. Quanto menos ácida a clara — e quanto mais velho o ovo —, menos chances da película grudar na clara, fazendo com que você tenha mais facilidade na hora de descascar seu ovo.

Como descascar ovo cozido?

Nem sempre é possível saber qual ovo tem a clara mais ácida ou menos ácida, para saber qual é o melhor ovo a ser descascado. Até porque não é em todo lugar que conseguimos saber há quanto tempo o ovo foi botado e saber quantos dias um ovo tem é uma tarefa um pouco difícil.

Por isso, saber como descascar um ovo pode ser difícil. Mas, existem alguns truques que podem ser usados na cozinha na hora de descascar um ovo.

A, e esses truques funcionam também com ovo de codorna, viu? Vamos falar sobre eles agora!

Como descascar ovo cozido com água gelada

Uma das técnicas mais famosas para descascar ovo cozido é usando água gelada.

Ela é bem simples: basta retirar os ovos cozidos da água fervente e colocá-los em um banho de água gelada. Com isso, você dá um choque térmico no ovo, o que facilitará a retirada da casca.

Além de facilitar na hora de descascar, o banho de água gelada impede que você erre o ponto do ovo, já que ele ajuda a parar o cozimento do alimento.

Como descascar ovo cozido com vinagre

Outra maneira de descascar ovo cozido rápido e fácil é usando vinagre.

O truque aqui é simples: coloque uma colher de qualquer tipo de vinagre na água de cozimento, antes de acrescentar o ovo para o processo de cozimento.

Essa técnica é vantajosa por dois motivos: além de facilitar na hora de descascar os ovos, o vinagre age coagulando as proteínas presentes no ovo, tapando suas rachaduras e impedindo que a casca do ovo rache durante o cozimento.

Portanto, o vinagre atua não apenas para ajudar na hora de descascar, mas também evita que seus ovos se quebrem durante o cozimento — algo que pode acontecer com certa frequência.

Como descascar ovo cozido com limão

Limão é um dos ingredientes mais úteis que uma cozinha pode ter: além de temperar alimentos, servir para fazer drinks e até mesmo ajudar na hora da limpeza, ele também é útil para descascar ovos.

O processo aqui é simples: basta colocar meio limão na água do cozimento dos ovos e, depois de cozidos, colocá-los em um banho de água fria.

O ácido do limão junto com o choque térmico irá facilitar na hora de descascar o ovo, permitindo que isso seja feito de maneira muito mais rápida e prática.

Como descascar ovo cozido com bicarbonato de sódio

Lembra que explicamos que a clara do ovo fica menos ácida com o passar do tempo? Então, você pode esperar o ovo envelhecer para conseguir descascá-lo de forma fácil ou pode forçar a clara a ficar menos ácida.

Para isso, basta colocar uma colher de bicarbonato de sódio na água. Fazendo isso, o bicarbonato passa pela casca, deixando a película mais fraca e, consequentemente, facilitando na hora de descascar.

Como descascar ovo cozido com um pote com água

Essa técnica é recomendada quando o ovo foi cozido até ficar bem firme — ou seja, entre 10 e 15 minutos. Isso porque, apesar de facilitar na hora de descascar, ela pode quebrar um ovo com a gema mais mole ou a clara mais macia.

O truque do pote com água é bem simples: para descascar seu ovo cozido, basta esfriá-lo, colocá-lo em um pote com água e chacoalhar por 10 segundos. Isso fará com que a casca saia mais facilmente.

Como acertar o ponto do ovo?

Agora que você já sabe como descascar ovo cozido, precisamos falar de outra coisa muito importante relacionada a ovos: como acertar o ponto do ovo cozido.

Muitas pessoas não sabem disso, mas o ponto correto do ovo cozido depende do tempo de cozimento. E existe um tempo certo para cada ponto.

Fazer um ovo cozido é bem simples. Basta seguir esses cinco passos:

  • Retirar o ovo da geladeira para deixá-lo em temperatura ambiente;
  • Colocar água para ferver (é nessa etapa que você pode acrescentar vinagre, limão ou bicarbonato);
  • Colocar o ovo na água fervendo e baixar o fogo para evitar que eles fiquem se batendo e, consequentemente, quebrem;
  • Esperar o tempo de cozimento e retirar o ovo da água;
  • Descascar o ovo de uma das formas que ensinamos aqui.

Porém, para acertar o ponto do ovo, é preciso se atentar ao tempo de cozimento: existem quatro pontos diferentes que podem ser atingidos entre 4 e 15 minutos de cozimento. São eles:

  • O ovo quente, que tem a clara cozida macia e gema bem mole. O ovo deve ser cozido por 4 minutos para atingir esse ponto;
  • O ovo mollet, com a clara mais firme e a gema mais mole. Para conseguir um ovo mollet, o tempo de cozimento deve ser de 5 a 6 minutos.
  • O ovo cremoso, que tem a gema cremosa e a clara firme, e deve ser cozido entre 7 e 8 minutos.
  • O ovo duro, que é completamente cozido, com clara e gema sólidas. Para esse ponto, deve-se cozinhar o ovo de 10 a 15 minutos. Esse é o único ponto que cujo ovo pode ser descascado com o truque do pote com água.

Agora que você já sabe como descascar ovo e qual é o ponto perfeito para ele, que tal aprender receitas que levam ovos cozidos? No Terra Degusta, você encontra várias receitas com ovos cozidos — e também ovos preparados de outras formas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade