PUBLICIDADE

6 dicas práticas para comprar, armazenar e utilizar ovos de maneira inteligente

Saiba como fugir de propagandas enganosas e como levar as melhores opções para casa

1 abr 2024 - 19h32
Compartilhar
Exibir comentários
Bandejas de ovos
Bandejas de ovos
Foto: Davi Piaia/iStock

Simples, prático e muito versátil, o ovo é um ingrediente essencial para praticamente qualquer cozinha, seja para saciar rapidamente aquela fome que bateu em algum momento do dia, para incrementar algum lanche ou para preparar pães, bolos e outras sobremesas.

Um item que atende a tantas funções merece bons cuidados na hora da compra, que vão além da checagem rápida na caixa para ver se nenhuma unidade apresenta casca quebrada. Na verdade, para fazer aquisições inteligentes, é preciso aprender a identificar os tipos de ovos - que são: convencional, cage, free, caipira e orgânico - e os tamanhos - pequeno, grande, extra e jumbo.

E ao contrário do que comumente se pensa, não é a cor da casca que revela o tipo de ovo que está sendo comprado. Luis Barbieri, sócio da produtora de ovos orgânicos Raiar, explica: "Muita gente compra ovo vermelho achando que é de galinha caipira, mas nem sempre é. Galinha vermelha bota ovo vermelho, galinha branca bota ovo branco e a galinha vira-lata bota ovo de tudo o que é cor".

Outro ponto que merece atenção é a cor da gema, que indica o modo de criação da galinha. A gema de tom alaranjado, por exemplo, normalmente vem de ovos produzidos por galinhas criadas soltas, que têm maior concentração de betacaroteno, vitaminas A, D e E e ômega 3. Entretanto, vale o alerta: ração com corante artificial também pode resultar em gemas de cor intensa e, assim, fazer o consumidor levar gato por lebre.

Como, então, evitar erros na hora de escolher qual levar para casa? Seja qual for a finalidade, ovos devem ser consumidos frescos, portanto é necessário olhar para a data de fabricação registrada na casca ou na embalagem. Se passar de 30 dias, está velho.

Conhecer bem os produtores é a chave para não ser induzido ao erro. Embalagens que apresentam o selo Orgânico Brasil e Certified Humane, de bem-estar animal, são excelentes opções. Danielle Nagase apresenta mais dicas e informações na matéria 'Manual do ovo moderno: saiba como comprar, armazenar e usar melhor esse ingrediente'. Leia na íntegra aqui.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade