Como cozinhar com menos sal sem sacrificar o sabor
Reduzir a ingestão de sal ou sódio é fundamental para proteger a saúde cardiovascular
Muitas pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável com o início do novo ano letivo; por isso, ter algumas dicas para comer com menos sal pode ser especialmente útil se quisermos manter o sabor dos nossos pratos e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade da nossa dieta.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a maioria das populações ultrapassa em muito a recomendação de consumir menos de 2.000 mg de sódio por dia, atingindo uma ingestão média desse mineral em torno de 4.300 mg por dia, o que equivale a cerca de 10,8 gramas de sal.
O consumo excessivo de sódio é conhecido por afetar a saúde cardiovascular, aumentando significativamente a pressão arterial, mas também pode prejudicar o funcionamento do sistema digestivo e até aumentar o risco de câncer ou problemas renais, de acordo com estudos.
Infelizmente, usar o saleiro com menos frequência não ajuda muito a reduzir sua ingestão diária de sal, pois pesquisas mostram que cerca de 70% do sódio em sua dieta vem de alimentos processados e de refeições fora de casa.
Por tudo isso, deixamos cinco dicas que podem ajudar você a consumir menos sal sem sacrificar muito o sabor dos seus pratos.
Leia também: 3 fases que todo mundo vive ao ficar 30 dias sem açúcar
Escolha produtos sem adição de sal ou com baixo teor de sódio
...
Veja também
Hipertensão: o que é, sintomas e como baixar a pressão alta
Yoga é suficiente para manter a forma depois dos 50? Veja o que a ciência diz
Como tomar chá de hibisco para baixar pressão? Médico explica como incluir a bebida na rotina
Saiba de uma vez por todas qual é a pressão arterial que um adulto deve ter