Como aproveitar ao máximo a proteína do ovo: a maneira como você o cozinha é crucial
O ovo oferece proteína de qualidade que pode ser digerida mais ou menos, dependendo de como a comemos
Entre as diversas fontes de proteína que podemos encontrar ao nosso alcance, fáceis de incorporar e adicionar a diversos pratos, está o ovo. Vamos te contar quanta proteína ele fornece e como cozinhá-lo para aproveitar ao máximo esse nutriente.
Leia também: Comer ovo todo dia faz mal? Entenda qual é o limite saudável
As proteínas de um ovo
Os ovos são uma fonte de proteína de alta qualidade ou alto valor biológico, o que significa que contêm todos os aminoácidos essenciais que nossos corpos precisam para construir e reparar estruturas.
Assim, 100 gramas de ovo fornecem cerca de 12 a 13 gramas de proteína, portanto, em um ovo de tamanho considerável, aproximadamente 50 gramas, podemos encontrar cerca de 6 gramas de proteína e a mesma proporção de gordura, chegando ao aporte calórico de 78 kcal.
Embora as proteínas do ovo sejam encontradas principalmente na clara ou na parte branca, foi demonstrado que a síntese de proteína muscular é melhor estimulada se o ovo for consumido inteiro, embora forneça a mesma quantidade de proteína que a clara sozinha.
No entanto, se quisermos isolar esse nutriente e minimizar o conteúdo de calorias e gorduras de um prato, podemos facilmente separar a clara do ovo da gema para obter uma proteína completa que podemos adicionar a diferentes pratos para aumentar seu conteúdo proteico.
Como preparar ovos para aproveitar ao máximo suas proteínas
...
Veja também
Ovo: benefícios, nutrientes, como consumir e receitas
Nem ovo, nem frango: esse é o alimento com MAIOR quantidade de proteína que existe no mundo inteiro
O Alzheimer começa antes dos sintomas que conhecemos, e uma proteína pode mudar tudo