PUBLICIDADE

Pasta de amendoim é saudável? Conheça os benefícios e malefícios

A pasta de amendoim é popular porque é deliciosa, mas também oferece potenciais benefícios à saúde

10 jun 2024 - 15h21
(atualizado em 11/6/2024 às 00h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A pasta de amendoim é um alimento adorado no mundo fitness. Ela não é apenas deliciosa, mas adicionar uma ou duas colheres a torradas integrais ou fatias de maçã é uma maneira fácil de incluir gorduras e proteínas saudáveis em um lanche simples.

Você gosta do lanche?
Você gosta do lanche?
Foto: ./Freepik / Boa Forma

Mas, com uma parte dos nutricionistas chamando a atenção para o alto valor calórico do alimento, você pode se perguntar como comê-lo regularmente pode afetar sua saúde.

Continue lendo para aprender sobre os nutrientes da pasta de amendoim, como ela afeta sua saúde e como aproveitá-la mais.

Benefícios da pasta de amendoim

  • Apoia um coração saudável

A pasta de amendoim é uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração, que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (prejudicial) e triglicerídeos.

  • Ajuda a manter o açúcar no sangue sob controle

A gordura e a proteína da manteiga de amendoim são absorvidas lentamente e ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis.

Os efeitos positivos parecem aplicar-se refeição a refeição, bem como a longo prazo. Um pequeno estudo mostrou que comer 2 colheres de sopa de pasta de amendoim com uma refeição com alto índice glicêmico ajudou a estabilizar o açúcar no sangue.

  • Rico em antioxidantes

Quando você pensa em alimentos ricos em antioxidantes, a pasta de amendoim pode não ser a primeira que vem à mente. No entanto, o amendoim fornece vários antioxidantes, incluindo vitamina E, ácido cumárico, resveratrol e p-cumarina. Estes podem ajudar a proteger contra doenças cardíacas e câncer.

Malefícios da pasta de amendoim

A manteiga de amendoim contém quase 200 calorias por porção. Por isso, quem está procurando perda de peso, pode considerá-la um vilão.

Ela tem uma má reputação por engordar devido ao maior teor de calorias por mordida, mas essa mentalidade impede que você abrace a ideia de que todos os alimentos podem caber em uma dieta saudável: na verdade, incluir gorduras saudáveis em sua dieta pode ajudar você a atingir suas metas de perda de peso.

Pesquisas descobriram que consumir nozes ou pasta de amendoim não impede o sucesso da perda de peso, apesar de serem alimentos ricos em calorias. Quando os participantes com uma dieta hipocalórica comeram 30 gramas de amendoim antes de duas refeições por dia, a sua perda de peso foi mais bem sucedida.

Isso porque a combinação de proteína e gordura no amendoim promove saciedade, impedindo que você coma demais na refeição.

Mas de fato, para pessoas com alergia ao amendoim, o alimento é extremamente maléfico, causando coceira, inchaço e urticária, problemas digestivos e anafilaxia, que podem ser potencialmente fatais sem tratamento imediato.

Além disso, a manteiga de amendoim é suscetível à contaminação por Salmonella e aflatoxinas. Devido ao seu baixo teor de água, a Salmonella pode sobreviver por longos períodos na manteiga de amendoim. No entanto, torrar os amendoins antes de transformá-los em pasta ajuda a matar qualquer Salmonella que possa estar presente.

Ainda assim, manter-se atualizado sobre os últimos recalls de alimentos é sempre uma boa ideia.

Perfil nutricional da pasta de amendoim

Uma porção (2 colheres de sopa) de pasta de amendoim sem sal contém o seguinte:

Calorias: 191

Proteína: 7g

Gordura Total: 16g

Gordura saturada: 3g

Carboidratos totais: 7 g

Fibra Alimentar: 1,6 g

Açúcar Total: 3g

Sódio: 5 mg

Magnésio: 54 mg (13% do valor diário)

Folato: 28 mcg (7% DV)

Vitamina E: 3 mg (20% DV)

Conclusão: pasta de amendoim é saudável?

Sim. Ela é uma boa fonte de proteína vegetal e rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas saudáveis para o coração. Também tem baixo teor de carboidratos, o que o torna uma ótima opção para quem tem diabetes. Além do perfil de gordura saudável da manteiga de amendoim, ela também é rica em antioxidantes como a vitamina E, que pode ser incluída em uma dieta para prevenção de doenças crônicas.

Além disso, apesar da densidade calórica da manteiga de amendoim, ela pode realmente ajudá-lo a atingir seus objetivos de perda de peso.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade