Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Outubro Rosa: nutrição funcional é a maior aliada da saúde da mulher em todas as fases da vida

Uma alimentação equilibrada auxilia o corpo da TPM à menopausa, somando-se a prevenção de problemas de saúde, equilíbrio do ciclo hormonal e autocuidado pessoal

9 out 2025 - 17h23
Compartilhar
Exibir comentários

Outubro é tradicionalmente o momento de intensificar a visibilidade da luta contra o câncer de mama. No entanto, a abordagem pode — e deve — ir além da detecção precoce, integrando uma narrativa de saúde preventiva e suporte nutricional ao longo das transformações do corpo feminino.

Outubro Rosa
Outubro Rosa
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

No Brasil, uma em cada três pacientes com câncer de mama tem menos de 50 anos, segundo levantamento do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). O dado reforça que a prevenção e o cuidado integral devem começar cedo, no ciclo reprodutivo. Para essa primeira fase da vida feminina, nutrientes como magnésio, vitamina B6, triptofano, ômega-3 e probióticos são comumente citados em conteúdos especializados como coadjuvantes no manejo dos sintomas da menstruação.

Ao entrar no climatério e na menopausa, a demanda nutricional se intensifica. Estima-se que 75% das mulheres vivenciem sintomas como ondas de calor, alterações de humor e insônia. Além disso, o período é marcado por riscos aumentados de osteoporose e doenças cardiovasculares, ligados à queda de hormônios e à perda de densidade óssea. Por isso, proteínas de qualidade, cálcio, vitamina D, isoflavonas e antioxidantes tornam-se centrais na estratégia alimentar.

Pesquisas apontam ainda que padrões de dieta ricos em fibras, antioxidantes e boas gorduras, como o mediterrâneo, estão associados à preservação da massa magra e a melhores marcadores cardiovasculares em mulheres na pós-menopausa.

"A nutrição funcional não substitui exames, revisões e tratamento médico, mas pode ser uma ponte de apoio para modular inflamação, equilíbrio hormonal e vitalidade em períodos de transição", afirma Carla Fiorillo, nutricionista e coordenadora de conteúdo do Professional HUB da Puravida.

Integrar uma alimentação equilibrada, acompanhamento médico e prevenção é um caminho prático e eficaz para que a saúde feminina seja tratada como prioridade durante todo o ano, e não apenas em outubro.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade