O que acontece com o corpo quando você exagera no café? Especialista responde
O café, bebida popular entre os brasileiros, ajuda a estimular a mente e dá mais energia e disposição. Só que, como tudo na vida, em excesso, pode fazer mal e causar problemas de saúde.
Afinal, o que, exatamente, acontece quando exageramos na cafeína?
"O consumo excessivo de bebidas com alta concentração de cafeína, como o café, pode causar uma série de sintomas, como palpitações, tremores nas mãos ou no corpo, sensação de ansiedade intensa, insônia e agitação", conta Amanda Figueiredo, nutricionista clínica pela USP.
Em doses muito altas, a cafeína pode sobrecarregar o sistema cardiovascular, aumentar a pressão arterial e irritar o sistema gastrointestinal, provocando náuseas, refluxo, dor de estômago ou diarreia.
Até que horas pode tomar café?
Cada pessoa responde de forma diferente à cafeína, algumas são mais sensíveis e outras mais tolerantes. "Essa sensibilidade individual depende de fatores como genética, hábitos de consumo, idade, uso de medicamentos e até o ritmo biológico de cada um", explica a especialista.
Porém, existe uma recomendação geral: evitar o consumo de cafeína, como o café, pelo menos 6 horas antes de dormir. "Isso porque a meia-vida da cafeína no organismo (ou seja, o tempo que leva para o corpo eliminar metade da substância) varia de 4 a 6 horas. A cafeína atrapalha o sono porque bloqueia a ação da adenosina, um neurotransmissor natural que induz o sono e promove o relaxamento", conclui.