Jambo faz bem para quê? Conheça os benefícios
Bastante cultivado no Norte e Nordeste do Brasil, o jambo é uma fruta muito apreciada em forma de sucos, sobremesas ou consumido in natura. Apesar de ainda pouco popular em algumas regiões do país, ele pode trazer diversos benefícios à saúde.
O jambo é composto na maioria por água, o que o torna um alimento refrescante e hidratante, especialmente em dias quentes. Essa característica ajuda a repor líquidos no organismo e contribui para o bom funcionamento de processos vitais, como a circulação e a regulação da temperatura corporal.
"O jambo é uma fruta tropical rica em antioxidantes (flavonoides e antocianinas) e fibras, o que sugere benefícios à saúde pela ação antioxidante", diz o Dr. Fabiano Robert, médico nutrólogo e docente dos cursos da Associação Brasileira de Nutrologia.
Estudos observacionais sugerem possíveis efeitos anti-inflamatórios e melhorias em marcadores metabólicos, porém não há ensaios clínicos robustos que comprovem esse benefício.
"Seu consumo dentro de uma dieta balanceada pode enriquecer a ingestão de nutrientes sem substituir tratamentos médicos, e pode ser incluído como complemento nutricional com moderação, dentro de um plano dietético para emagrecimento", complementa o especialista.
A melhor forma de consumo vai depender do objetivo e do paladar. "In natura (cru), é a forma que mais preserva a vitamina C e os antioxidantes. Basta lavar bem e consumir com casca, que concentra parte das fibras", sugere o médico.