PUBLICIDADE

Dieta oligomérica: nutricionista explica o que é e como fazer

Mais um plano alimentar que exige renúncias de um adepto

22 mar 2024 - 17h12
(atualizado às 20h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O que não há são planos, metas e inúmeras propagandas sobre dietas eficazes, não é mesmo? A diferença é que não custa nada ouvir um especialista antes de aderir a qualquer modelo e nesse sentido o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak vai explicar a utilidade da dieta oligomérica em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Saiba a utilidade da dieta oligomérica

Utilidade da dieta oligomérica
Utilidade da dieta oligomérica
Foto: Shutterstock / Sport Life

"Um tipo de plano alimentar, que consiste em consumir alimentos facilmente digeríveis e absorvíveis pelo corpo. Ou seja, você consome alimentos quebrados em partes menores antes da ingestão. Por exemplo: em vez de comer um pedaço de carne inteiro, você pode consumir proteínas hidrolisadas. Aquelas quebradas em pedaços menores, que facilitam a digestão. Além disso, a dieta oligomérica pode incluir óleos de cadeia média - gorduras absorvidas rapidamente pelo corpo", disse Dereck.

Detalhe que esses alimentos escolhidos são úteis para pessoas que convivem com os problemas digestivos ou que ainda precisam de uma recuperação imediata depois de um exercício. Os carboidratos que costumam aparecer em sucos de frutas diluídos ou nas pequenas porções de purê de batata.

"Além das proteínas hidrolisadas e dos óleos de cadeia média, esses carboidratos são preferidos. Porque além de rapidamente absorvidos pelo corpo, fornecem energia de forma eficiente e sem sobrecarregar o sistema digestivo", acrescentou Oak.

Quais são as renúncias do adepto da dieta oligomérica?

"Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos açucarados, pois esses alimentos podem dificultar a digestão e absorção dos nutrientes essenciais presentes na dieta oligomérica, além de potencialmente causar desconforto gastrointestinal e interferir nos resultados desejados", garantiu o nutricionista.

5 maneiras de usar vinagre de maçã para emagrecer 5 maneiras de usar vinagre de maçã para emagrecer

O início do surgimento de resultados dessa dieta

Inevitavelmente, um adepto vai experimentar a melhora na digestão, absorção de nutrientes e nos sintomas de desconforto gastrointestinal em um curto espaço de tempo e, também, sentir os benefícios para energia e a saúde geral.

Dieta oligomérica para quem treina

"Sim, porém indica-se mais para pessoas que estão com quadros de desconforto intestinal ou alterações específicas no processo digestivo. Vale lembrar que pessoas com ou sem alterações intestinais vão absorver de forma mais rápida os alimentos de uma dieta oligomérica", destacou.

Qual é a diferença da dieta oligomérica para polimérica?

"A principal diferença entre a dieta oligomérica e a polimérica está na composição dos alimentos e na complexidade dos nutrientes. Enquanto a dieta oligomérica possui alimentos que contêm nutrientes simplificados, como oligossacarídeos, proteínas hidrolisadas e lipídios de cadeia média, a dieta polimérica inclui alimentos, que contêm nutrientes complexos, como carboidratos complexos, proteínas integrais e gorduras. A dieta polimérica é mais adequada para indivíduos que podem tolerar alimentos mais complexos e têm uma capacidade digestiva normal. Enquanto que a dieta oligomérica é mais adequada para aqueles com problemas de digestão ou absorção de nutrientes", concluiu Dereck Oak.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade