PUBLICIDADE

Dia da Mentira: confira 5 mitos sobre alimentação saudável

Saiba quais são os principais mitos sobre alimentação saudável, como o consumo de carboidratos e leite

1 abr 2024 - 17h29
Compartilhar
Exibir comentários
Mulher comendo salada de frutas
Mulher comendo salada de frutas
Foto: iStock

O 1º de abril é conhecido mundialmente como o Dia da Mentira e, apesar da brincadeira, realmente existem muitos mitos sobre alimentação saudável e certos tipos de comida, com dietas milagrosas e notícias enganosas sobre determinados grupos de alimentos.

Ao site CidadeVerde.com, a nutricionista Adriana Zanardo contou os principais mitos sobre alimentação, confira:

1 - Os carboidratos são vilões da alimentação?

Um dos maiores mitos é que os carboidratos fazem mal na alimentação. Na verdade, eles são nutrientes energéticos essenciais para o corpo e, sem eles, muitos distúrbios metabólicos podem acontecer.

2 - Leite faz mal?

Mais um mito dos alimentos, o leite não faz mal para a saúde. O que acontece é que o produto encontrado atualmente nos supermercados contém uma infinidade de componentes artificiais para conservação e o consumo em excesso pode ser prejudicial.

3 - Existe algum alimento que ajuda a emagrecer?

Nenhum alimento isoladamente é capaz de atuar no emagrecimento. O conjunto de alimentos e a escolha diárias é que fazem as pessoas a alcançarem o resultado desejado.

4 - Glúten é o vilão da saúde?

Apesar de ser considerado um dos vilões da saúde, o glúten deve ser excluído apenas da alimentação de pessoas com intolerâncias gastrointestinais e diagnosticadas com a doença celíaca. Para pessoas que toleram bem o seu consumo, ele não deve ser deixado de lado.

5 - Todas as gorduras fazem mal?

Nem todas as gorduras fazem mal para o corpo. As gorduras insaturadas (poli e mono) presentes em sementes como linhaça, além de frutas e azeite são essenciais para o equilíbrio e regulação do organismo.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade