Cottage, ricota... Qual é o melhor queijo para quem quer emagrecer?
Queijos com menor teor de gordura e calorias podem ser incluídos em qualquer dieta; veja como
Opte por queijos magros e queijos com menos gordura para ingerir calorias com moderação e inclua-os em uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.
Abrir mão de alimentos saborosos em prol da dieta não é fácil para ninguém. Porém, alguns aliados do prazer na alimentação podem ser substituídos ou consumidos sem danos calóricos. É o caso do queijo, alimento favorito de vários brasileiros, presente em diversas receitas e refeições no nosso dia a dia.
Para quem deseja emagrecer sem abrir mão do queijo, a escolha ideal envolve variedades com menor teor de gordura e calorias. Ao Terra, o médico Rodrigo Neves, pós-graduado em endocrinologia e nutrologia, diz que isso não significa renunciar ao sabor ou à qualidade, pois vários queijos mais magros podem ser tanto deliciosos quanto nutritivos.
Entre os queijos frescos e de baixo teor de gordura, geralmente são recomendados:
Cottage
Rico em proteínas e com baixo teor de gordura, especialmente nas versões light.
Ricota
Similar ao cottage, mas com uma textura mais fina, ideal para espalhar e adicionar em receitas.
Queijo Feta
Embora tenha um pouco mais de gordura, é consumido em pequenas quantidades e pode trazer um sabor marcante às refeições.
Queijo Minas frescal
Popular em dietas, possui versões com reduzido teor de gordura.
Para aqueles que não acham os queijos magros tão saborosos quanto os com mais teor de gordura como mussarela, parmesão, cheddar ou gorgonzola, existem estratégias para adicionar sabor sem aumentar significativamente o valor calórico do queijo. Entre as indicações do médico, estão:
Ervas e especiarias
Adicionar ervas como orégano, manjericão, pimenta-do-reino ou páprica pode realçar o sabor sem adicionar calorias.
Alho ou cebola em pó
Oferecem um toque de sabor intenso sem calorias extras.
Mostarda e vinagre balsâmico
Pequenas quantidades podem adicionar um sabor distinto e profundo.
Tomate seco ou pimentas
Em pequenas quantidades, podem adicionar um sabor rico e um pouco de doçura ou calor.
O queijo pode ser uma parte valiosa de uma dieta saudável se consumido com moderação. Ele é uma excelente fonte de cálcio, proteínas e outros nutrientes essenciais. Aqui estão algumas dicas para incluir queijo de maneira saudável a sua dieta:
- Escolha versões com baixo teor de gordura
- Priorize queijos com menos gordura para reduzir a ingestão calórica.
- Controle as porções
- Combine com vegetais
Incorporar queijo em uma dieta de maneira equilibrada requer atenção ao tamanho das porções e à escolha de tipos menos calóricos, além de uma dieta geralmente rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. A moderação é a chave, permitindo que você desfrute dos benefícios nutricionais e do sabor do queijo sem comprometer seus objetivos de perda de peso.