Comer carboidrato à noite atrapalha o emagrecimento?
O carboidrato ganhou fama de vilão, principalmente quando seu consumo for na parte da noite. Mas será que engorda comer nesse horário ou é mito?
"Comer carboidratos à noite não atrapalha o emagrecimento, desde que dentro de um plano alimentar individualizado, dando preferência a carboidratos complexos, associados a proteínas e fibras", explica a Dra. Sabrina Guerreiro, médica nutróloga, coordenadora da Terapia Nutricional e Nutróloga do Hospital Badim/ Rede D’Or, do Rio de Janeiro.
Segundo a especialista, o consumo excessivo de carboidratos, em especial os simples, como pão branco, açúcar e massas, causam picos de insulina, o que pode favorecer o acúmulo de gordura.
"Já os carboidratos complexos (arroz integral, aveia, batata inglesa/doce/aipim e legumes) liberam energia gradualmente, mantendo a saciedade e sem provocar picos de insulina", complementa.
O intervalo ideal para que a alimentação não atrapalhe o descanso é de duas a três horas antes de dormir, de acordo com os estudos de crononutrição.
"Esse tempo é necessário para que o estômago realize a maior parte da digestão. Deitar logo após comer, especialmente carboidratos em grandes quantidades, pode causar refluxo, azia e picos de insulina que interferem na liberação do hormônio do crescimento (GH), que é essencial para a queima de gordura e recuperação muscular durante o sono", completa.
Carboidratos complexos ajudam na produção de serotonina, que melhora o sono. "Se você parar de comer muito cedo e sentir fome de madrugada, seu sono será interrompido, o que aumenta o cortisol e, aí sim, atrapalha o emagrecimento", conclui.