Beterraba faz bem para quê?
A beterraba é um alimento saudável, consumido em saladas e até com feijão-preto. Apesar de simples, a raiz apresenta uma combinação de compostos que justificam seu uso regular em uma dieta equilibrada.
"Com moderação (cerca de ½ a 1 unidade por dia), a beterraba pode ser uma grande aliada da saúde. Além de melhorar o fluxo sanguíneo e ajudar na oxigenação do cérebro, ela ainda fornece mais energia para os treinos e no dia mantendo também o bom funcionamento intestinal", explica a nutricionista Vanessa Furstenberger.
Além disso, a especialista faz um alerta: pessoas com pedras nos rins devem ficar atentas ao consumo, pois a beterraba contém oxalato que pode se ligar ao cálcio da urina formando cristais.
"Esse consumo diário pode deixar a urina ou as fezes com uma coloração avermelhada — o que não faz mal e é completamente normal", completa a especialista.
Por conta de seu sabor adocicado, é comum haver dúvidas sobre seu impacto na glicemia. No entanto, em porções adequadas, a beterraba tem carga glicêmica baixa e pode ser consumida por diabéticos com orientação nutricional