4 chás para curar a ressaca pós-Carnaval
Exagerou na bebida durante o Carnaval e acordou se sentindo mal? A ressaca é resultado dos efeitos do álcool no organismo: ele provoca desidratação, exige mais do fígado e ainda contribui para a perda de vitaminas e minerais essenciais.
Além de reforçar a ingestão de água para repor os líquidos, vale apostar em alguns chás que auxiliam na recuperação. Muitas ervas possuem compostos bioativos, como os polifenóis, conhecidos por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar o corpo a se restabelecer mais rapidamente.
"Além dos benefícios específicos de cada chá, todos auxiliam na hidratação, um dos fatores mais importantes para a recuperação do organismo. A combinação de chás com uma alimentação nutritiva, rica em antioxidantes e minerais, pode ajudar o organismo a se reequilibrar mais rapidamente", orienta a nutricionista Marina Mansur.
O melhor é investir em chás que vão ajudar no alívio dos sintomas da ressaca:
Chá de gengibre: tem ação anti-inflamatória, auxilia na digestão e pode reduzir náuseas e tonturas, sintomas comuns após o consumo excessivo de álcool.
Chá de boldo: conhecido por seu efeito protetor ao fígado, ajuda na metabolização do álcool e na eliminação de toxinas, favorecendo a recuperação do organismo.
Chá de hortelã: melhora a digestão, reduz o inchaço abdominal e pode aliviar dores de cabeça leves associadas à ressaca.
Chá de camomila: tem efeito calmante, ajudando a relaxar o sistema digestivo e aliviar possíveis desconfortos estomacais.
"Não corte o gengibre em rodelas e ferva por alguns minutos. Para aproveitar melhor os benefícios desse chá, faça da seguinte forma: Rale a raiz, aqueça a água até levantar fervura (85º a 90º), despeje sobre o gengibre ralado, abafe e aguarde por alguns minuto, coe e beba", completa a especialista.