PUBLICIDADE

15 substituições saudáveis para manter a boa forma nas férias

Não dá para deixar a boa forma física de lado nas férias, não é mesmo? Nutróloga lista opções saudáveis para cada tipo de viagem em família

11 jul 2022 - 17h06
(atualizado em 18/7/2022 às 09h10)
Ver comentários
Publicidade
Além de hidratas, as frutas podem ser muito refrescantes em viagens praianas
Além de hidratas, as frutas podem ser muito refrescantes em viagens praianas
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Julho costuma ser o mês em que muitas famílias aproveitam para tirar as férias juntos, afinal, com o recesso escolar dos pequenos fica mais fácil de conciliar as agendas dos pais e se programar para um momento especial. Para isso, há quem prefira ir para o campo, para a casa de praia, para locais com parque e até mesmo ficar em casa.

Mesmo que esse seja um momento de descontração, lembre-se que não dá para descuidar da boa forma, né? Nesse sentido, priorizar uma alimentação saudável pode te ajudar a resistir às tentações desta época do ano. Até porque, o combo férias + inverno pode ser responsável pelo ganho de peso na balança de muitas pessoas. 

Portanto, fique tranquila! É possível encontrar boas substituições para alimentos calóricos sem deixar de aproveitar aos passeios especiais das férias. Para isso, a nutróloga Ana Luisa Vilela separou algumas dicas do que você pode comer e o que dá para evitar. Confira a seguir:

A pipoca é uma ótima substituta para alimentos calóricos e pobres em nutrientes
A pipoca é uma ótima substituta para alimentos calóricos e pobres em nutrientes
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Substituições alimentares para quem quer manter a boa forma no campo:

Para quem vive em regiões metropolitanas, um ótimo refúgio nas férias é ir para locais mais tranquilos, como o interior. Então, sempre rola aquelas visitas para familiares distantes ou até mesmo aquele hotel fazenda de respeito!

Neste caso, a especialista faz as seguintes recomendações de alimentação:

  • opte pelo pinhão cozido;
  • coma fondue de queijo com legumes como acompanhamento;
  • escolha por sopas cremosas engrossadas com legumes (como a couve-flor).

Isso porque, o comum é que as pessoas optem por porções de comida frita (como a batata frita), além de comer o fondue apenas com pães e de sopas engrossadas a partir do creme de leite. Outro vilão para quem quer manter a boa forma é o chocolate ao leite, então, priorize o consumo de chocolate amargo, tudo bem?

Substituições alimentares para quem quer manter a boa forma na praia:

Para quem quer apostar nas boas férias em família com o pé na areia, a dica é ser bem seletiva na hora de comer quitutes os praianos. Neste caso, a nutróloga recomenda as seguintes opções, já que são mais saudáveis!

  • opte por picolés de frutas;
  • beba água de coco;
  • escolha o queijo coalho;
  • e não dispense o milho-verde cozido.

Essas escolhas são ótimas para quem deseja substituir alimentos e porções fritas. Ana Luisa recomenda evitar também os pastéis, o açaí e sorvetes produzidos a base de leite

Substituições alimentares para quem quer manter a boa forma em parques:

Já para quem prefere reservar um dia das férias para desfrutar de um momento livre para voltar a ser criança junto com os filhos, saiba que também dá para fazer escolhas saudáveis e sábias para manter a boa forma. Veja quais são:

  • pipoca salgada;
  • chás gelados;
  • sanduíche natural;
  • frutas.

Esses alimentos são ideais para alimentos como a pipoca doce, refrigerantes, cachorro-quente a algodão que podem ser menos saudáveis. 

Substituições alimentares para quem quer manter a boa forma em casa:

Agora se você não conseguiu se planejar para viajar em família e terá que improvisar momentos de diversão em casa, saiba que é ainda mais fácil, afinal de contas, você terá mais controle sobre a alimentação. Para isso, ficam dicas de comidinhas saudáveis:

  • biscoito de polvilho;
  • gelatina;
  • castanhas;
  • iogurte.

Essas opções são ótimas para substituir o brigadeiro, salgadinhos, biscoitos recheados e o macarrão instantâneo, que são alimentos que a criançada adora, mas que fazem mal à saúde quando consumidos em excesso. 

Por fim, vale lembrar que comer é um ato social. Ou seja, ter uma brecha na alimentação para se permitir comer alimentos de fora da dieta não são um problema. A grande questão é quando tudo isso se torna um hábito, tudo bem? Então, aproveite o momento em família sem culpa, mas não desista da alimentação saudável. Ah, e não se esqueça de substituir os alimentos calóricos pelas opções listadas aqui!

Fonte: Ana Luisa Vilela, médica e nutróloga especializada em obesidade e saúde.

Alto Astral
Publicidade
Publicidade