6 alimentos que pioram a candidíase e como aliviar
O consumo de massas e alimentos ricos em açúcar pode favorecer a proliferação do fungo responsável pela infecção
A candidíase é uma infecção fúngica causada pela proliferação do Candida na região genital, que resulta em sintomas como coceira, corrimento branco, vermelhidão na área vaginal e dor ao urinar. Diversos fatores podem favorecer o crescimento excessivo do fungo, como o uso de antibióticos e estresse emocional, mas um dos principais envolve, principalmente, a alimentação.
"O fungo precisa de um ambiente ácido para se reproduzir, e alimentos ricos em carboidratos simples, gorduras e proteínas animais contribuem para essa acidez", explica o nutrólogo Roberto Navarro.
Pensando nisso, o MinhaVida listou seis alimentos que podem atrapalhar no processo de recuperação da candidíase e, por isso, devem ser evitados. Confira!
1. Carboidratos simples
Alimentos ricos em carboidratos simples, como farinha branca e seus derivados, doces, industrializados e bebidas alcoólicas podem influenciar no metabolismo do fungo Candida, que precisa de glicose para constituir suas paredes celulares e expandir suas colônias no organismo, segundo a nutricionista Clarissa Fujiwara, mestre em ciências pela Universidade de São Paulo (USP).
Além disso, carboidratos simples podem alterar o pH da região íntima, tornando-o mais ácido e propício para a proliferação do fungo. Para substituí-los, você pode optar por itens integrais e ricos em fibras, pois eles tornam a liberação de glicose mais lenta no organismo.
Leia também: 38 alimentos com baixo índice glicêmico para incluir na dieta
...
Veja também
Candidíase: o que é, sintomas e tratamento
Candidíase vaginal: o que é, sintomas e tratamento
Candidíase de repetição: causas e tratamento
6 opções de pomada para candidíase (e como usar)
É uma boa ideia comer bananas bem maduras? Esta nutricionista responde