PUBLICIDADE

5 reality shows de gastronomia para assistir na Netflix

Serviço de streaming conta com opções variadas de programas de competição: desde bolos que parecem objetos até o churrasco perfeito

29 jul 2022 - 09h06
Ver comentários
Publicidade
Foto: Wachiwit / iStock

Enquanto o aguardado Iron Chef Brasil não chega ao catálogo da Netflix no início de agosto, fique tranquilo: o serviço de streaming conta com várias opções de reality shows que agradam quem gosta de bons programas de competição. As opções são variadas: vão desde confeiteiros tentando criar bolos realistas até churrasqueiros profissionais colocados sob pressão para fazer a carne perfeita. Tudo gostoso de assistir.

Confira, a seguir, algumas dicas de reality shows de gastronomia para assistir em casa.

The Final Table: Que Vença o Melhor

Talvez o projeto mais ousado da Netflix, na área de reality shows de gastronomia, é The Final Table. A produção, de 2018, reuniu alguns dos melhores chefs do mundo em uma proposta dinâmica: a cada programa, duplas cozinham pratos típicos de algum país. Tem México, Espanha, Índia, Estados Unidos, Brasil, dentre outros.

Ainda que os episódios exagerem na duração de quase uma hora, indo além do que deveriam, The Final Table faz com que o espectador fique grudado na tela, principalmente se já gosta de competições similares, como MasterChef. O mais interessante, porém, é que a qualidade dos competidores faz com que o programa seja não apenas divertido por todo o seu aspecto competitivo, mas também instrutivo, com chefs de todo o mundo mostrando suas criações.

 

Esquadrão de Confeiteiros

Reality show de confeitaria pouco comentado, mas divertido na medida certa, Esquadrão de Confeiteiros tem uma dinâmica bem similar ao que é visto em The Final Table: a cada episódio, um tema diferente. O que muda aqui, porém, é que este é um reality show menos de competição e mais para mostrar habilidades e cativar o público.

Nada de eliminação ao final de cada episódio: há apenas uma contagem de pontos ganhos por cada competidor, que se dividem em áreas do conhecimento e precisam pensar em doces para diferentes ocasiões. Ainda que seja legal ver criações de bolos, doces e até esculturas de açúcar, é difícil não ficar grudado na tela com esculturas de chocolate, realistas, imensas e deliciosas.

 

Sugar Rush

Falando em confeitaria, um reality show igualmente divertido é Sugar Rush. Com os geniais Adriano Zumbo e Candace Nelson no júri da atração, o programa mostra quatro diferentes duplas a cada programa competindo pelo prêmio. A ideia, aqui, é seguir um caminho temático e apresentar cupcakes, doces e um bolo criativo e bem decorado de acordo com a proposta do dia. Vence quem passar pelas duas fases iniciais e, no final, apresentar o bolo mais bonito, gostoso e surpreendente.

Muito por conta da rotatividade de participantes, Sugar Rush é, talvez, o mais divertido, leve e gostoso de assistir dentre os programas de competição gastronômica da Netflix. Afinal, além dos diferentes temas, o reality show traz programas ágeis, com competidores que surpreendem pro bem e pro mal.

 

Campeões do Barbecue

Saindo um pouco do universo da confeitaria, não dá para ignorar Campeões do Barbecue. O reality show, que segue o formato de eliminação a cada episódio, como um MasterChef, mostra um grupo de churrasqueiros que precisa impressionar os jurados com os mais diferentes tipos de churrasco.

Carne bovina perfeita, feita na grelha, é fichinha. Ao longo de oito episódios, os competidores precisam mostrar que sabem assar um porco inteiro, fazer carnes exóticas e até mesmo construir a própria churrasqueira, como nos tempos antigos. É divertido e conta com boas avaliações dos jurados Melissa Cookston e Kevin Bludso.

 

Isso é um Bolo?

Por fim, mas não menos importante, está uma das maiores sensações da Netflix dos últimos tempos. Isso é um Bolo? pega de carona a febre no TikTok dos bolos realistas e desafia confeiteiros a criarem versões dessa sobremesas parecidas com objetos do dia a dia. Tem reproduções de comidas de fast-food, itens de praia, roupas, brinquedos e até itens de festas. Tudo é avaliado por jurados convidados, que precisam tentar acertar, ao final de cada programa, o que é bolo e o que é um objeto real. Ainda que o programa se perca um pouco nas piadas, é leve e divertido, mostrando como um bolo pode surpreender.

 

Estadão
Publicidade
Publicidade