Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja oito alimentos que ameaçam a natureza e a sua saúde

Compartilhar

É difícil ser radical em relação a hábitos de consumo. Imagine por exemplo dizer a um hindu que ele irá a um churrasco feito com carne bovina? Para a maioria dos ocidentais comer insetos é nada menos do que nojento. Mas há algumas iguarias que colocam em risco o meio ambiente e também desrespeitam a integridade dos animais- preocupação cada vez maior mesmo entre os não seguidores de dietas vegetarianas.

» Veja as fotos
» Siga Vida e Estilo no Twitter

» vc repórter: mande fotos e notícias

» Chat: tecle sobre a notícia

Uma delas é o foie gras, cuja tradução não é nada sofisticada (significa fígado gordo, em francês), mas que é considerado um dos pratos mais chiques da gastronomia francesa. A iguaria trata-se do fígado moído de pato ou ganso superalimentados que são mantidos presos até que o órgão cresça de maneira fora do normal. O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, instituiu que a venda do item é ilegal e, em oito meses, está proibida sua comercialização.

A partir dessa informação, o jornal americano Huffington Post listou oito alimentos cujo consumo é tão ou mais controverso do que o fígado da ave, alguns até ameaçam o meio ambiente. Veja quais são:

Atum azul

Uma das espécies mais pescadas do mundo, pois sua carne é considerada ideal para pratos da culinária japonesa e também muito apreciada em outras gastronomias. O problema se concentra no volume da pesca, muito superior à capacidade de reprodução da espécie.

Barbatana de tubarão

A cartilagem do peixe é usada em pratos da culinária chinesa, principalmente em uma popular sopa. O problema é que muitos pesqueiros costumam cortar a barbatana do animal vivo e devolvê-lo ao mar, causando sofrimento à espécie e aumentando o risco de contaminação do oceano.

Óleo de palmeiras

A extração da substância é feita, em sua maioria, de áreas não-sustentáveis de florestas tropicais, causando desmatamento e ameaçando o habitat de animais.

Salmão de cativeiro

A questão aqui se concentra nos altos riscos de contaminação dos animais e, consequentemente da sua carne, uma das mais populares atualmente em todo o mundo.

Chocolate ou café produzido por meio do trabalho escravo de crianças

Vale ficar atento a denúncias sobre empresas que utilizam mão de obra infantil para produção de safras, como as de cacau e café, ou as que compram e revendem produtos com essa origem.

Gado confinado

O sistema de engorda do gado em confinamento é uma ameaça por vários motivos. Quantidade de animais aglomerados que produzem grandes quantidades de gás metano despejados na atmosfera, sofrimentos dos bichos, riscos de transmissão de doenças aos humanos e a quantidade de substâncias químicas usadas nas rações, que são transferidas para a carne animal.

Junk food feita especialmente para crianças

Não há nada errado no consumo eventual de salgadinhos e outras gostosuras. Mas segundo o jornal é preciso ficar atento ao desenvolvimento de hábitos alimentares errados devido aos altos índices de obesidade entre as crianças. E um dos focos de atenção são os produtos feitos e divulgados especialmente para o público infantil.

Frango confinado

Assim como vacas e porcos, frangos também são normalmente criados em gigantescas granjas ou fazendas que mantêm os animais presos e superalimentados para acelerar o crescimento e a engorda para o abate.

<b>Atum azul</b><br>
Uma das espécies mais pescadas do mundo, pois sua carne é considerada ideal para pratos da culinária japonesa e também muito apreciada em outras gastronomias. O problema se concentra no volume da pesca, muito superior à capacidade de reprodução da espécie<br><B><a href="http://culinaria.terra.com.br/interna/0,,OI5424940-EI13867,00-Veja+oito+alimentos+que+ameacam+a+natureza+e+a+sua+saude.html" target="_blank">Leia mais</a></b>
Atum azul Uma das espécies mais pescadas do mundo, pois sua carne é considerada ideal para pratos da culinária japonesa e também muito apreciada em outras gastronomias. O problema se concentra no volume da pesca, muito superior à capacidade de reprodução da espécieLeia mais
Foto: Getty Images
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra