Sem glúten! Conheça os nutrientes do amaranto
Conheça os benefícios do amaranto, fonte de diversos nutrientes que contribuem para um organismo mais saudável.
O amaranto é um grão popular entre pessoas que buscam um cardápio saudável e equilibrado. Fonte de diferentes nutrientes, esse alimento contribui para um organismo mais forte.
O nutricionista Rafael Longhi, docente do Centro Universitário Metodista (IPA-RS) e pesquisador do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conversou com o Vivo Mais Saudável sobre os benefícios da semente. Confira!
Os benefícios do amaranto
Rafael explica que, com o aumento na procura por alimentos e a busca por padrões dietéticos diferenciados, houve a necessidade de pesquisas acerca de “novos” produtos que possam propiciar saúde e, ao mesmo tempo, bom paladar para consumo. "Dentre tantos alimentos inseridos em nossa dieta, o amaranto merece destaque por possuir algumas características que o diferenciam dos demais grãos."
Ele apresenta cerca de 60% de amido, 15% de proteína, 13% de fibra e 8% de lipídios. Conta com teores de proteínas vegetais, de fibra alimentar e de minerais superiores aos observados na maioria dos cereais. Além disso, fornece micronutrientes como ácido ascórbico (vitamina C), potássio, ferro e carotenoides. E o melhor: é isento de glúten.
De cultivo inicial feito pelos maias e depois usado no México pelos aztecas, o amaranto pode ser encontrado como ou em flocos. Dessa forma, é um ótimo ingrediente para bolos, biscoitos ou até mesmo chá.
Porém, como qualquer produto, o excesso pode ser prejudicial. Por ser fonte de carboidratos, o grão pode levar à obesidade, se consumido sem orientação adequada. "Equilíbrio é a palavra. Converse com seu nutricionista sobre esse importante alimento. Certamente ele lhe dirá alternativas saudáveis e equilibradas para inserção em seu cardápio diário", orienta Rafael.
Cuidado com a dieta glúten free
Rafael conta que o amaranto é bastante procurado por ser livre do glúten. No entanto, segundo o nutricionista, é importante ressaltar que essa é uma característica importante apenas para celíacos. "A retirada do glúten da dieta daqueles que não apresentam a intolerância pode representar riscos à saúde, como obesidade, e até mesmo criar uma sensibilidade a essa proteína que antes não havia no organismo", alerta.
Para o especialista, o real problema gira em torno dos excessos. "O consumo equilibrado de qualquer alimento, inclusive o glúten, pode ser benéfico a sua saúde. Busque sempre informações com um nutricionista capacitado para lhe explicar essas diferenças", ressalta.
Insira o amaranto na sua alimentação
Agora que você já está por dentro dos nutrientes e dos cuidados no consumo consciente desse grão, que tal aprender uma receita deliciosa? Confira abaixo como preparar bolinho de assado, quitute que leva a semente:
Ingredientes:
- 1 dente de alho amassado
- 1 xícara de chá de amaranto
- ½ xícara de chá de aveia em flocos
- 1 xícara e ½ de chá de espinafre cozido e picado
- 3 colheres de sopa de farinha integral
- 2 xícaras de chá de leite desnatado
- 2 fatias de ricota
- 1 colher de chá de sal light.
Modo de Preparo:
Mergulhe o espinafre numa panela com água, tampe e deixe cozinhar por aproximadamente cinco minutos em fogo baixo. Numa panela antiaderente, doure o alho, depois junte o leite, o amaranto, a aveia e a farinha integral. Cozinhe também em fogo baixo, mexendo até engrossar.
Acrescente à mistura o espinafre e o sal. Mexa até desgrudar da panela. Deixe esfriar por aproximadamente 15 minutos. Separe porções da massa e adicione pequenos pedaços de ricota no centro. Enrole em bolinhas.
Unte uma forma e asse por aproximadamente 25 minutos.