Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba como degustar seu brandy

Compartilhar

Utilize uma taça de conhaque ou brandy, do tipo baloon. Aquelas baixas, com o bojo largo e a boca mais estreita. Evite as taças muito grandes. Elas podem ser charmosas e dar certo ar de sofisticação, mas como a quantidade de bebida servida normalmente é pouca, as superfícies muito amplas irão favorecer a evaporação prematura dos aromas. Caso tenha em casa as taças do tipo ISO, para degustação, melhor ainda.

Foto: Carlos Alberto Barbosa / Especial para Terra
» Brandy nacional é opção nas noites frias

» Confira seleção de brandies

» Chat: tecle sobre receitas

Sirva uma pequena dose da bebida na taça. O suficiente para atingir a parte mais ampla do bojo. Aproxime a taça do nariz e aspire primeiramente de forma suave. Afaste a taça e tente identificar os aromas. Repita a operação, agora puxando um pouco mais de ar. Continue a busca por aromas por alguns segundos.

Distancie-se da taça e a agite. Repita a operação quantas vezes julgar necessário ou der prazer. Aqueça a taça com a palma da mão. Não use outra fonte de calor que não sejam suas mãos. Sinta as mudanças no aroma, as novas fragrâncias que se desprendem da taça. Agora dê um gole e passeie o brandy pela boca. Sinta o gosto doce, a acidez presente nas laterais da língua, os aromas que ficam registrados na boca e o tempo de permanência dessas fragrâncias e sabores.

Compare os brandies. Aproveite o momento. Dica: entre uma aproximação e outra da taça ao nariz, aguarde cerca de 20 segundos. Isso irá facilitar a tarefa de captar novos aromas.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra