PUBLICIDADE

Porto Alegre elegerá melhor petisco de happy hour; opções custam R$ 15

Público pode degustar pratos em bares e restaurantes da capital do Rio Grande do Sul

21 mai 2013 - 17h49
(atualizado em 23/5/2013 às 10h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Porto Alegre realiza até o dia 14 de junho a primeira edição do Petisca, festival de gastronomia que mapeará os melhores locais da cidade para um happy hour. O projeto, que começou no último dia 16 e é realizado pelo República Gourmet, conta com a criação de 27 chefs que oferecerão em seus estabelecimentos um combo gourmet de petisco e bebida, fixado no valor de R$ 15, para aqueles que querem fazer uma parada após o expediente de trabalho. A combinação deve ser oferecida pelo menos até as 21h, todos os dias da semana.

Um dos fundadores do República Gourmet e também idealizador do evento, Marcelo Bittencourt afirma que a ideia surgiu da vontade dos organizadores em criar um prêmio para qualificar a culinária de happy hour, além do desafio de oferecer uma refeição por um valor determinado: “os clientes são beneficiados com a oportunidade de degustar combos de qualidade por um preço acessível”, ressalta.

O festival conta com uma grande variedade de alimentos para todos os paladares como carne, peixe, panqueca, sanduíche, temaki, bolinhos salgados, entre outras iguarias. Marcelo Bittencourt destaca que os participantes tiveram liberdade total para criação: “monitoramos apenas a possibilidade de existir algum prato repetido nos estabelecimentos”.

Entre os participantes, a chef Pretta Santos conta que foi realizada uma pesquisa em Rosário, na Argentina, para a criação do petisco oferecido no Rosário Resto Lounge: “unimos com a gastronomia de Porto Alegre e a tradição da carne bem temperada”.

A especialista relata que foram realizados laboratórios de cozinha e degustações para chegar ao resultado final: “não queríamos que fosse apenas a carne, porque se tratava de um petisco de happy hour”.

Dos testes, surgiu o ‘Wrap à moda do Rosário’, composto por uma massa de trigo, iscas de filé mignon, confit de bacon, creme de queijo, queijo provolone, alface, crisps de alho poró e crosta de gergelim.

Os petiscos serão julgados de duas formas: pelo público, que pode votar através de questionário no site do Petisca POA, dividido em: apresentação do combo, sabor, harmonização da bebida e petisco, atendimento e ambiente.

A segunda avaliação passa por uma equipe de nove jurados técnicos, formada por  personalidades do mundo da gastronomia: especialistas em bebidas, jornalistas e blogueiros ligados à culinária, e chefs de cozinha renomados. Bittencourt enfatiza o cuidado na escolha: “buscamos pessoas de destaque dentro do atual cenário gastronômico de Porto Alegre”.

O público também pode participar do concurso cultural enviando fotos tiradas durante o happy hour e compartilhadas no Twitter e Instagram, com a hashtag #PetiscaPOA.  A organização do evento premiará as fotos mais criativas que se adequarem aos temas: happy hour, petisco e confraternização.

O projeto ainda passará este ano pelas cidades de Curitiba (entre julho e agosto), São Paulo (setembro e outubro) e no Rio de Janeiro (outubro e novembro).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade