12 eventos ao vivo

Poa Burger Fest estreia com hambúrguer de carne de jacaré

Inspirado em evento paulista, o festival tem como objetivo apresentar receitas inovadoras

18 mai 2013
10h12
atualizado às 10h12
  • separator
  • 0
  • comentários

A partir da próxima terça-feira (21), os amantes de hambúrgueres em Porto Alegre poderão desfrutar das mais diversas receitas da iguaria por oito dias consecutivos. Inspirado em evento anual de São Paulo, o Poa Burger Fest contará com a participação de 18 estabelecimentos sediados na capital gaúcha e promete novidades inusitadas no cardápio. Em entrevista ao Terra, Guilherme Machado, diretor da Ovo Produtora de Conteúdo e um dos organizadores do evento, contou detalhes sobre a maratona gastronômica.

<p>Fundada em 1894 pelos portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão (autor da famosa frase: "O freguês tem sempre razão"), o local era o expoente da Belle Époque, que transformou o Rio de Janeiro do fim do século 19 numa verdadeira "Paris tupiniquim"</p>
Fundada em 1894 pelos portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão (autor da famosa frase: "O freguês tem sempre razão"), o local era o expoente da Belle Époque, que transformou o Rio de Janeiro do fim do século 19 numa verdadeira "Paris tupiniquim"
Foto: Daniel Ramalho/Terra

A ideia nasceu em São Paulo, onde o festival de hambúrgueres iniciou - no dia 14 de maio - sua segunda edição. A data de término de ambos os eventos, não por acaso, é a mesma: 28 de maio, quando se comemora o Dia Internacional do Hambúrguer. Segundo Guilherme Machado, as informações sobre a celebração paulista chegaram à produtora por meio de um membro da equipe. Feito o contato com um dos organizadores, a empresa recebeu total apoio para realizar a versão gaúcha. “São eventos independentes, mas os moldes são os mesmos”, explicou.  

Um dos objetivos do Poa Burger Fest é desmistificar a imagem que se tem do hambúrguer em território nacional. “Quando se fala em hambúrguer no Brasil, pensam direto em McDonald’s. Mas, lá fora, é um prato consumido em restaurantes, como refeição mesmo”, lembrou Guilherme. A meta principal da organização é apresentar receitas inovadoras e movimentar o circuito gastronômico de Porto Alegre. “Não há um caráter de competição”, garantiu.

Para integrar o festival, cada um dos participantes foi convidado a criar uma receita de hambúrguer de acordo com o tipo de culinária oferecido pelo local. “A primeira edição serviu como laboratório. Quatro pessoas sentaram para fazer tudo. Olhamos todos os locais de Porto Alegre e decidimos começar com 14. Pegamos as hamburguerias gourmet primeiro e, depois, selecionamos outros lugares que acreditávamos que podiam trazer receitas interessantes. Fechamos em 18, para fazer bem feito“, contou Guilherme. Para 2014, a organização pretende ampliar o número de participantes. “São Paulo começou com 21 e está com 43”.

Sobre as receitas, Guilherme Machado garantiu que o público pode esperar por surpresas. A ideia de desafiar restaurantes de culinária japonesa, árabe, indiana, italiana, entre outras, a criarem hambúrgueres resultou em soluções muito criativas, como o hambúrguer de sushi, o de falafel e o de cordeiro, por exemplo.  As receitas foram publicadas gradualmente no site do festival, para instigar a curiosidade do público. Patrocinadora do evento, a Eisenbahn teve acesso antecipado aos ingredientes e harmonizou os pratos com suas cervejas.

Guilherme contou também que, para não limitar as possibilidades, a organização decidiu não estabelecer uma faixa de preço. “Alguns locais usam ingredientes sofisticados”, explicou. Manteve-se o padrão de cada estabelecimento, e os valores ficaram entre R$ 16,90 e R$ 26. Para os que quiserem aproveitar o festival todo sem gastar, o site oficial do evento oferece uma promoção.  Durante todo o Poa Burguer Fest, as casas funcionarão conforme o seu expediente original, especificado em tabela na página do festival.

 

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade