Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Goiaba e carne brasileira encantam chefs espanhóis no País

25 set 2012 - 15h26
Compartilhar
Exibir comentários

Quatro renomados chefs do país Basco, região localizada no norte da Espanha, estão no Brasil até o próximo dia 28 de setembro participando de degustações de pratos típicos no Hotel Meliá Jardim Europa, em São Paulo.

O premiado chef Jose Miguel Olazabalaga, que conheceu o palmito em sua passagem pelo Brasil, comentou também sobre as proximidades entre a gastronomia brasileira e do país Basco
O premiado chef Jose Miguel Olazabalaga, que conheceu o palmito em sua passagem pelo Brasil, comentou também sobre as proximidades entre a gastronomia brasileira e do país Basco
Foto: Divulgação

Durante a estadia no País, eles não perdem tempo e aproveitam para experimentar a comida brasileira. Perguntados sobre qual prato gostam mais por aqui, a resposta é unânime. “A carne do Brasil é maravilhosa”, disse Beñat Ormaetxea. O premiado Daniel Garcia, chef que tem uma estrela pelo Guia Michelin, também se disse encantado com o churrasco brasileiro. No meio da conversa, que agitava a cozinha do hotel onde eles preparavam os famosos pintxos, petiscos tradicionais bascos, o cozinheiro Ricardo Perez tentou explicar o motivo: “no Brasil tem muitos cortes de carne, na Espanha temos seis ou sete só”, comentou em entrevista exclusiva ao Terra.

Além da churrascaria Barbacoa, foram conhecer também o D.O.M., restaurante premiado e chefiado por Alex Atala, nome que também foi citado como referência da gastronomia brasileira pelos quatro cozinheiros. Empolgados, todos tiraram fotos dos pratos servidos no restaurante. Jose Miguel Olazabalaga mostrou várias delas e comentou que comeu por lá formigas que estavam presas a uma pequena fatia de abacaxi.

Além das formigas, o palmito e a beterraba também chamaram a atenção do chef, enquanto Benãt se encantou com a goiaba. Daniel não soube eleger apenas uma fruta brasileira como preferida: “o que mais me impressionou na culinária brasileira, além da técnica, foi a qualidade dos produtos, dos ingredientes”, disse durante sua primeira viagem ao País.

Beñat Ormaetxea, pela segunda vez no Brasil, ressaltou as características da cozinha nacional. “Gostei da culinária brasileira porque tem cultura, pratos típicos, diferente de outros países que não têm isso, que apenas servem comidas de outros lugares”.

Apesar da distância geográfica, o Brasil e o país Basco têm mais em comum do que se imagina, explicou o premiado chef Jose Miguel Olazabalaga, que tem um estrela pelo Guia Michelin. “Há bastante igualdade entre a culinária brasileira e a basca, as ideias são bem parecidas, característica que é muito comum hoje por causa da internacionalização da gastronomia. Mas a diferença é que cada uma usa seus próprios produtos e ingredientes”, concluiu.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade