Faça uma refeição completa sem ingerir carboidratos
Na hora da fome, nada mais instintivo do que querer comer algo que pese no estômago e traga a sensação de saciedade. Mas nem sempre essa é a escolha mais saudável e, para quem está em busca da boa forma, a melhor opção é apostar em alimentos mais leves que tenham pouco ou nenhum carboidrato.
» Veja as fotos ![]()
» Siga Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
O problema é os pratos lights carregam o estigma comida "sem graça" e, muitas vezes, não agradam aos olhos - o primeiro sentido a ser aguçado quando o assunto é alimentação. Para resolver este impasse, o Terra preparou uma refeição completa isenta de carboidratos, com direito à entrada, prato principal e, sim, até mesmo a tão pecaminosa sobremesa.
O desafio foi lançado a dois professores assistentes do curso de Cozinheiro Chefe Internacional do Centro Universitário Senac, Alex Mei e Ana Claudia Antunes, que trabalharam na preparação de alternativas saudáveis, mas com muito sabor.
De acordo com a professora, que além de atuar na área de gastronomia estuda nutrição, este tipo de prato também é indicado para diabéticos, uma vez que o carboidrato ingerido se transforma em açúcar. Já o prato principal, que não leva nem ovo na massa, também pode ser uma alternativa aos vegans, pois não utiliza nada de origem animal.
Ana lembra que, mais do que redução calórica, os pratos sugeridos agregam grande valor nutricional: "A alimentação saudável é recomendada a todas as pessoas, para combater alguns dos maiores problemas de saúde da atualidade, como a obesidade e a hipertensão", ela reforça.
Substituições inteligentes
Para começar a refeição, os professores sugerem um carpaccio vegetal com folhas amargas e vinagrete de limão siciliano.
De acordo com Ana, a sugestão substiui entradas como a salada ceasar, que possui maionese no molho, parmesão e croutons. Este tipo de opção, além de incluir carboidrato, é rica em gorduras.
Para acompanhar a salada, Alex dá a dica: "Como é um prato com ingredientes mais adocicados, indico um suco mais ácido, como uma limonada com capim cidreira, para equilibrar."
Já no prato principal, o polpettone de berinjela e soja recheado com shimeji e shitake, como a base é proteína e a textura é muito próxima da carne, um suco mais leve, como o de uva, pode servir como acompanhamento.
O chef explica que tirou a farinha da receita original, substituindo por um pouco de farinha de rosca; e no lugar da carne, utilizou berinjela. Assim, eles conseguiram reduzir calorias e gorduras saturadas: enquanto o polpettone normal tem 557 calorias, o "vegan" tem apenas 257.
Quem não abre mão de um docinho ao final da refeição, pode comemorar. A sugestão é o tiramisú, que no lugar da bolacha champagne leva frutas vermelhas e amêndoas. Diferente da receita original, essa opção não inclui chocolate em pó, mas ainda assim tem mais calorias: o tiramisú normal soma 416 calorias, enquanto o de frutas vermelhas tem 451.
No entanto, a professora alerta: "Com essa troca, a sobremesa passou a não ter glúten e ganhou em valor nutricional", explica, mostrando que, embora a guloseima não diminua muito a ingestão de calorias, pode sim amenizar a culpa daqueles que buscam a alimentação saudável.