Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aprenda como beber champanhe em seis passos

Compartilhar

As pessoas passam boa parte da vida ouvindo que a champanhe é uma bebida para as ocasiões especiais, mas a grande maioria não tem ideia de como adquirir uma até o momento. A primeira justificativa é o preço da bebida, que não é barata, outra, é que há quem não saiba como apreciar o champanhe.

Foto: Getty Images

Saiba mais sobre como comprar e beber espumantes

Pensando nas pessoas que não tem o costume de degustar a bebida, o jornal norte-americano The Huffington Post listou seis dicas para beber como um profissional.

Primeiro, o básico

Antes de estourar a garrafa é preciso saber o que está bebendo. A palavra "champanhe" tem sido usada como sinônimo de vinho espumante, o que realmente irrita os produtores da bebida. Champanhe é um produto protegido pelo governo que só pode ser produzido na região francesa de Champagne e é feito com uvas Pinot Noir, Chadornnay e Pinot Meunier.

Conheça as marcas importantes

As marcas mais importantes da região de Champagne são Moët&Chandon, Cristal, Veuve Cliquot, Krug, entre outras, e a maioria é de propriedade do conglomerado LVMH, que também é dono de grifes como Dior e Louis Vuitton. Mas há muitas outras empresas na região além destas, que são as mais populares.

Procure grandes vinícolas

As maiores casas de champagne compram as uvas diretamente dos produtores e alguns chegam a produzir a própria bebida, indicando no rótulo a sigla RM (Récoltant-Manipulant ou produtor-agricultor), o que torna suas bebidas mais em conta do que as de grandes marcas.

Envelhecimento

Muitas casas que vendem champanhe oferecem a bebida não envelhecida, que é bem mais em conta do que as vintage. Fique de olho nas sagras entre 1996 e 2002, que têm um bom preço e sabor incrível. As maiores garrafas também são melhores para o envelhecimento da bebida por causa da maturação mais lenta e a menor concentração de oxigênio por volume de vinho.

Impressione os amigos

Você certamente pode pedir uma taça de champanhe com ostras, mas por que não com hambúrguer? Se Marilyn Monroe pode beber o frisante francês com batatinha frita, você pode apreciá-lo com hot dog, já que a champanhe não deve ser reservada apenas às refeições rebuscadas. Saiba que a bebida é ótima com pratos salgados ou fritos, mas não vai bem com doces.

Finja bem

Você já sabe bastante para fingir ser um profissional. Champanhe de verdade é caro. Você pode beber uma alternativa mais barata de espumantes feitos em outros países, como o prosecco e os frisantes, que melhoraram bastante nos últimos anos. Só não pode, sem dúvidas, é deixar de iniciar 2012 com uma bebida borbulhante em mãos para fazer aquele brinde especial.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra