Corrida se torna a atividade favorita dos brasileiros; saiba os benefícios
Segundo relatório da Fitness Brasil, a caminhada, a musculação e o alongamento também se destacaram entre as práticas mais comuns em 2025
O 'Panorama Setorial Fitness Brasil' mostrou que a corrida e a caminhada (28%) foram as atividades físicas mais praticadas pelos brasileiros em 2025. De acordo com o relatório, neste ano, a população também aderiu à musculação (26%), ao alongamento (8%) e ao ciclismo (6%).
Benefícios da corrida
O exercício de impacto, popularizado pelo criação de grupos e competições, está entre os mais indicados para quem deseja fortalecer o corpo como um todo. Isso porque estimula diferentes músculos, o que ajuda tonificar as pernas, os quadris e a região inferior das costas. E, ao garantir massa muscular, a atividade ainda protege os ossos, prevenindo a osteoporose.
Outro ponto positivo da corrida é a melhora da saúde cardiovascular devido ao condicionamento físico e à elevação da frequência cardíaca. Dessa forma, auxilia na regulação da pressão arterial e dos níveis de colesterol, além de reduzir o risco de doenças do coração, como infarto e hipertensão. Ademais, alivia os sintomas de pessoas que já enfrentaram essas enfermidades. Por aumentar o gasto calórico, o exercício também contribui para o controle do peso, atuando contra a diabetes e a obesidade.
Há ainda efeitos para o psicológico. Estudos apontam que, quando praticada ao ar livre, a corrida diminui a ansiedade e o estresse. Os impactos estão associados à maior liberação de endorfina, o hormônio da felicidade, que afasta a depressão e possibilita equilíbrio emocional. Além disso, segundo pesquisas recentes, como a publicada no American Journal of Lifestyle Medicine, a atividade beneficia a função cognitiva e imunológica. Por isso, a recomendação de especialistas é incluir a corrida na rotina de exercícios, mas com orientação profissional e respeitando os limites do corpo. O aconselho vale principalmente apresenta problemas de saúde.
Ver essa foto no Instagram