Continuo me sentindo adolescente, mas já passei dos 30. Agora, um estudo explica o motivo: está no meu cérebro (e no seu)
Você se sente jovem demais para sua idade, mesmo depois dos 30? A ciência pode ter a resposta para essa sensação: um novo estudo revela que a adolescência cerebral dura muito mais do que imaginávamos, explicando por que muitos de nós ainda carregam essa energia jovial. Descubra até quando seu cérebro pode estar se sentindo adolescente!
Preciso confessar uma coisa: tenho mais de 30 anos (não importa quanto mais!) e continuo me sentindo como se tivesse 18. Não digo isso pela minha capacidade de recuperação após uma noite de festa, mas porque me sinto adolescente por dentro, apesar de ter um financiamento, um emprego fixo e uma vida aparentemente adulta. Algo em mim me diz que sou uma adolescente... e de acordo com um estudo recente da Universidade de Cambridge publicado na Nature Communications, o que sinto faz todo o sentido do mundo.
Os pesquisadores descobriram que o cérebro humano passa por diferentes "fases" ao longo da vida, divididas por quatro "pontos de inflexão" fundamentais nos quais a organização cerebral muda de rumo, aproximadamente aos 9, 32, 66 e 83 anos.
Com isso em mente, eles se aventuraram a dizer que a adolescência cerebral dura dos 9 aos 32 anos. Sim, trinta e dois. Portanto, minha sensação não era imaginação, estou cientificamente justificada porque, neurologicamente falando, ainda estou estava terminando a adolescência "cerebral".
A adolescência 'cerebral' é mais longa do que pensávamos
O estudo comparou os cérebros de 3.802 pessoas com idades entre zero e noventa anos, utilizando conjuntos de dados de ressonância magnética que mapeavam as conexões neuronais.
Os neurocientistas de Cambridge identificaram assim cinco estágios na estrutura cerebral ao longo da vida que correspondem a diferentes reconfigurações dos nossos cérebros à medida que crescemos.
A primeira fase, a infância, começar...
Matérias relacionadas