Você é um adultescente? Saiba 3 sinais desse novo estilo de vida
Conheça os três indícios que podem indicar que você é um adultescente
Nos dias de hoje, a transição para a vida adulta não segue mais os mesmos padrões das gerações anteriores. Se antes os 30 anos eram marcados por estabilidade profissional, casamento e filhos, agora, muitas pessoas optam por adiar essas etapas e manter um estilo de vida mais próximo à juventude. Esse fenômeno, definido como "adultescência" pela WGSN, está em crescimento e reflete mudanças culturais e econômicas globais.
De acordo com a consultoria de previsão de tendências, a juventude estendida tornou-se uma realidade para muitos millennials e integrantes da Geração Z. Em um contexto de incertezas econômicas e sociais, a ideia de crescer e assumir grandes responsabilidades nem sempre é prioridade.
Alguns sinais comuns da adultescência incluem:
1 - Morar com os pais até mais tarde
A ideia de que, após os 18 anos, a pessoa deveria sair de casa e começar a construir sua vida independente não é mais tão forte para as novas gerações. Muitos millennials e membros da Geração Z optam por continuar morando com os pais, seja por questões econômicas, como aluguel e custos de vida elevados, ou por uma escolha pessoal.
Esse comportamento reflete a dificuldade em alcançar a estabilidade financeira que as gerações anteriores tiveram ao mesmo tempo que surgem novas prioridades, como viagens, experiências e lazer. O "lar" passa a ser, então, um ambiente seguro, sem grandes pressões externas, o que faz com que muitos demorem mais para dar esse passo.
2 - Preferir gastar dinheiro com experiências em vez de bens materiais
Em vez de investir em bens duráveis, como carros ou imóveis, muitos adultos jovens preferem gastar seu dinheiro com viagens, eventos culturais e experiências únicas. Esse fenômeno é explicado pela busca por momentos de prazer imediato e pelo desejo de aproveitar a vida enquanto ainda se tem liberdade, sem as responsabilidades pesadas que vêm com compromissos familiares ou financeiros.
Para a geração que cresceu em um mundo digital e globalizado, experiências se tornaram mais valorizadas do que possuir coisas materiais. Além disso, com o aumento da conectividade, a troca de experiências e o compartilhamento de momentos se tornaram essenciais para a sensação de pertencimento e realização.
3 - Manter hábitos nostálgicos, como colecionar brinquedos da infância ou participar de grupos de jogos
A nostalgia desempenha um papel importante na vida de muitos adultos jovens. Ao contrário de gerações passadas, que, ao atingir a fase adulta, se distanciaram dos hábitos e gostos da infância, a geração atual parece querer manter uma conexão com o passado.
Isso pode ser observado no consumo de produtos nostálgicos, como brinquedos antigos, roupas e filmes que remetem à infância, ou no crescente número de adultos que participam de comunidades de games e hobbies que são tradicionalmente ligados à juventude.
Esses hábitos nostálgicos não são apenas uma forma de escapismo, mas também uma maneira de preservar a sensação de pertencimento a um grupo ou de relembrar momentos de felicidade e simplicidade, contrastando com as incertezas da vida adulta.
“O conceito de juventude está se expandindo, impactando desde a moda até o entretenimento, e levando empresas a criarem produtos que dialoguem diretamente com esse perfil de consumidor”, diz a empresa.