Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Segundo estudo, você não deve gritar com seu cachorro; entenda porque

Pesquisadores da Universidade de Medicina Veterinária de Viena realizaram testes com 23 raças para entender os efeitos de diferentes entonações no estado emocional e físico dos pets

1 fev 2026 - 08h22
Compartilhar
Exibir comentários

Se você costuma repreender o seu cachorro com gritos ao encontrar objetos mordidos ou xixi no lugar errado, um estudo recente publicado na revista científica PLOS One pode fazê-lo repensar essa prática. Pesquisadores da Universidade de Medicina Veterinária de Viena descobriram que vozes raivosas podem desestabilizar emocionalmente os pets.

Pesquisadores realizaram testes para entender os efeitos de diferentes entonações no estado emocional dos cachorro
Pesquisadores realizaram testes para entender os efeitos de diferentes entonações no estado emocional dos cachorro
Foto: Pexels/Karola G / Bons Fluidos

Evite gritar com o seu cachorro

Para entender as reações dos animais a diferentes entonações, o levantamento analisou 23 raças. Nos testes, então, os cães foram colocados sobre uma plataforma com cerca de 15.360 sensores de pressão. Esses dispositivos detectavam os movimentos enquanto os pets ouviam gravações de vozes masculinas e femininas.

Dessa forma, foi possível identificar que, durante os áudios em que as pessoas falavam com raiva, os níveis de pressão na superfície de apoio eram maiores. A alteração, de acordo com os pesquisadores, ocorre devido a impactos emocionais, que afetam o equilíbrio físico e exigem maior esforço para manter a estabilidade do corpo. Em cerca de 30% dos casos, inclusive, a desestabilização foi considerada severa.

"Este estudo exploratório em cães fornece evidências preliminares de que estímulos auditivos emocionais podem evocar diversas respostas posturais, moldadas pela natureza do estímulo (feliz ou raivoso) e por diferenças individuais na reatividade e no processamento sensorial", afirmaram os autores da pesquisa.

Adote um animalzinho

Se você leu até aqui, provavelmente é um amante dos animais e se preocupa com o bem-estar dos bichinhos. Então, que tal aproveitar para ajudar não somente os pets de casa, como aqueles que ainda buscam uma família? Para contribuir com a causa animal, vale conferir as redes sociais do vale conferir as redes da ONG Proteção Animal Resgate. A entidade realiza eventos todos os sábados, a fim de encontrar um lar para pets em situação de abandono.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Luiz Scalea - Adoção de Animais (@protecaoanimalresgate)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade