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'Se divertir sem beber é uma opção possível': projeto visa consumo consciente de álcool em jovens

Fase piloto do WeLab by Heineken contou com 27 participantes; inscrições estão abertas no site da iniciativa

9 ago 2019 - 13h17
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Jovens participantes da fase piloto do projeto WeLab by Heineken.
Jovens participantes da fase piloto do projeto WeLab by Heineken.
Foto: WeLab by Heineken / Divulgaçao / Estadão

Visando incentivar mudanças no comportamento de jovens em relação ao consumo exagerado de bebidas alcóolicas, foi desenvolvida a fase piloto do projeto WeLab by Heineken, com uma "proposta imersiva voltada ao desenvolvimento de habilidades e diálogo aberto".

A iniciativa teve como base incentivar aos 27 jovens participantes, com idades entre 18 e 24 anos, uma reflexão sobre como trazer mais equilíbrio à sua relação com o álcool.

A escolha da faixa etária foi feita com base em uma pesquisa recente da Flacso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), que indica que jovens que têm entre 18 e 24 anos respondem por 66% do "consumo nocivo esporádico de álcool no Brasil".

Segundo os organizadores, muitos jovens iniciam o consumo de álcool de forma exagerada logo em seus primeiros contatos por conta de fenômenos como a pressão social de amigos e do fato de que, em muitas vezes, a diversão, para eles, parece estar diretamente associada ao ato de beber.

"Queremos mostrar que ter liberdade também é escolher não beber, mesmo que todos estejam bebendo. Se divertir sem beber é também uma opção possível, bem como intercalar doses de álcool e água, por exemplo", explicou Carol Romano, líder de estratégia da Maker Brands, consultoria parceira do projeto.

Proposta imersiva

A experiência proposta pela iniciativa tem como objetivo "estimular reflexões e diálogos para ressignificar a relação do jovem com a bebida", utilizando uma metodologia focada em "promover habilidades socioemocionais e empreendedoras por meio do autoconhecimento e desenvolvimento colaborativo de projetos".

Desta forma, a abordagem em relação ao álcool é dividida em cinco pontos:

- Exercício da liberdade

- Autenticidade e autocontrole diante das pressões coletivas

- Desmistificação de falsas crenças sobre o álcool

- Percepção dos exageros

- Adoção de novos hábitos com relação à bebida.

Durante o período de cerca de um mês, os jovens são convidados a propor projetos e também a abrir discussões sobre temas como negritude, construção da masculinidade na adolescência e autoconhecimento para os jovens.

Foi criado também um aplicativo que reúne informações e estimula a prática do consumo equilibrado no dia a dia, o WeLabApp, que funciona por meio de quizzes, testes de perfil e missões relacionadas a novas atitudes cotidianas.

O app também permite o acesso a um monitoramento diário do consumo de álcool, permitindo visualizar quantas doses e calorias foram ingeridas por dia e o quanto foi gasto em dinheiro com bebida durante a experiência.

O E+ conversou com Mariana Garcia, 22, estudante do quarto ano de engenharia química, que ficou sabendo do projeto por intermédio de uma prima e se interessou principalmente pela questão do autoconhecimento incentivada pelo projeto.

"Quando entrei, tinha muito essa questão de festa de faculdade, open bar, essa mania de aproveitar ao máximo, festas para encher a cara", contou Mariana, que ressaltou o auxílio que o projeto lhe proporcionou em conhecer os seus limites: "quanto isso vai me agregar? Quanto vai me fazer bem?".

"É mais a questão da consciência, mesmo. A gente saber que a dose saudável para mulheres é de quatro [latinhas], e, para homens, cinco latinhas de cerveja", continuou.

Mariana destacou um "ambiente de segurança" que sentiu sendo criado com seu grupo: "Todo mundo realmente entrou de cabeça no projeto. Todo mundo se ajuda. Tem uma questão de afeto, também, que acho muito importante atualmente, porque a gente vive num mundo de redes sociais. É muito intenso"

A estudante ainda afirma estar sentindo falta dos encontros: "Se eu pudesse, viveria tudo de novo. A gente até criou um grupo novo, porque a gente morre de saudades, para a gente se ajudar, conversar e se apoiar".

Quem pode participar?

De acordo com o site do projeto, o WeLab é indicado para quem tenha respondido a alguma destas perguntas com "sim", e esteja inserido na faixa de idade entre 18 e 24 anos:

- Você já "se sentiu ansioso"?

- "Sentiu falta de conversar mais sobre seus sentimentos?"

- "Se sentiu inseguro quanto ao seu futuro profissional?"

- "Consumiu bebida alcóolica com exagero como fuga de alguma situação?"

Para participar, é necessário ter uma disponibilidade de um mês e participar de um processo seletivo respondendo às perguntas contidas em um chat no site da iniciativa ( para acessar). Posteriormente, será necessário enviar uma carta em texto ou em vídeo explicando o motivo de seu desejo fazer parte do projeto.

O projeto WeLab by Heineken foi feito em uma parceria entre a Heineken e a consultoria Maker Brands a partir de estudos sobre os principais gatilhos que levam a faixa etária entre 18 e 24 anos ao consumo excessivo de álcool.

Estadão
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