Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Homens se apaixonam mais rápido do que as mulheres, diz estudo

Uma pesquisa mostrou que eles sentem antes, mas o público feminino tende a amar e pensar mais no interesse amoroso

23 jun 2025 - 16h33
Compartilhar
Exibir comentários

Se você está vivendo um relacionamento, ou já esteve em um, provavelmente já ouviu a pergunta: "Quem se apaixonou primeiro?". Muitos podem acreditar que, na maioria das vezes, é a mulher. No entanto, uma pesquisa recente da Universidade Nacional Australiana mostrou que os homens tendem a ter o "eu te amo" na ponta da língua muito antes do que o público feminino.

Uma pesquisa mostrou que os homens sentem antes, mas o público feminino tende a amar e pensar mais no interesse amoroso
Uma pesquisa mostrou que os homens sentem antes, mas o público feminino tende a amar e pensar mais no interesse amoroso
Foto: Canva Equipes/Scopio / Bons Fluidos

"Este é o primeiro estudo a investigar diferenças entre mulheres e homens que vivenciam o amor romântico, utilizando uma amostra transcultural relativamente grande", disse ele.

Homens sentem antes, mulheres sentem mais

A partir de questionários, o levantamento analisou o comportamento de 808 jovens, com idades entre 18 e 25 anos, de 33 países da Europa, América do Norte e África do Sul. Os participantes, que estavam nos dois primeiros anos da relação, tiveram que detalhar quando se apaixonaram, com que profundidade e se apresentavam pensamentos obsessivos sobre o parceiro.

Os estudiosos ainda relacionaram as respostas com o contexto étnico dos envolvidos. Desta forma, eles obtiveram que os homens costumam começar a gostar cerca de um mês antes das mulheres. "Isso pode ocorrer porque eles são mais comumente solicitados a demonstrar seu comprometimento para conquistar uma parceira", explicou o autor principal Adam Bode, no artigo publicado no periódico 'Biology of Sex Differences'.

Ademais, o público masculino também antecede a vontade de selar um compromisso. Entretanto, de acordo com a pesquisa, apesar de eles se apaixonarem antes, são as mulheres que amam com maior intensidade. Além disso, os especialistas apontaram que elas tendem a pensar com mais frequência no interesse amoroso.

Mas quase metade das pessoas (39%) somente se envolve emocionalmente após ingressar em um relacionamento sério. "O afeto romântico é pouco pesquisado devido à sua importância na formação de relacionamentos familiares e sentimentais, influência na cultura e sua universalidade proposta. Queremos ajudar as pessoas a entendê-lo", afirmou o profissional.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade