Descubra como ferver alecrim pode beneficiar o corpo e o lar
A infusão da erva libera óleos essenciais capazes de estimular a atividade cerebral, além de favorecer a limpeza da casa
O alecrim é uma daquelas ervas versáteis, com utilidade em praticamente todos os cômodos da casa e também no organismo, pois ajuda a combater inflamações e a melhorar o funcionamento do sistema digestivo. O ingrediente, no entanto, é mais conhecido pelo seu aroma, que pode se intensificar após o cozimento, potencializando os benefícios tanto para o corpo quanto para o lar.
As milhares de utilidades do alecrim
Nativa do Mediterrâneo, a planta, também chamada de Rosmarinus officinalis, possui propriedades que estimulam a atividade cerebral. Isso ocorre principalmente por meio da infusão dos ramos de alecrim, que libera óleos essenciais com odor agradável. Esse cheiro, por sua vez, influencia o sistema nervoso, atuando como uma aromaterapia, capaz de reduzir o estresse.
Além disso, o odor favorece a capacidade cognitiva, a concentração e a memória. Um estudo da Universidade de Northumbria mostrou que indivíduos expostos aos óleos essenciais apresentaram desempenho até 75% melhor em testes de atenção. Por isso, além de promover bem-estar no dia a dia, a erva pode ajudar em períodos de maior exigência no trabalho ou nos estudos.
E, após utilizá-la para potencializar o rendimento, o alecrim ganha utilidade na limpeza da casa e das roupas. Isso porque, tanto nas peças quanto nos móveis, ele contribui para a higiene e proporciona um aroma agradável. Outro ponto positivo é que permite substituir produtos industrializados, reduzindo gastos e oferecendo cuidados naturais para o lar. Ademais, a planta, rica em antioxidantes e nutrientes, ainda beneficia os fios, sem a necessidade de recorrer a componentes químicos.
Como a erva influência a saúde capilar?
Primeiramente, o alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma planta milenar que atravessou gerações, passando da medicina tradicional de povos antigos até os rituais de beleza atuais. Então, presente em incensos, receitas culinárias e tratamentos naturais, a erva ganhou espaço especial nos cuidados capilares por sua ação fortalecedora e revitalizante. Confira a matéria completa.