Conheça Silveira, cachorro 'reitor' da UFSM que viralizou nas redes
Mascote querido dos alunos, cão tem perfil no Instagram e até 'cargo' simbólico na universidade
Um dos assuntos que domingou as redes sociais neste domingo, 19, foi Silveira. No X (antigo Twitter), surgiram até brincadeiras sobre organizar uma excursão para conhecer o cachorro "reitor" da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.
Silveira é um cachorro sem raça definida que vive na universidade e faz muito sucesso por lá - e nas redes sociais, é claro. Quem está à frente dos cuidados com ele é o Zelo, projeto de conscientização e auxílio de animais abandonados da UFSM.
O mascote ganhou um perfil próprio no Instagram em setembro de 2023, onde são compartilhadas fotos de seu dia a dia, e são divulgadas ONGs de causa animal e informações importantes sobre saúde e bem-estar dos pets. Na página, ele é descrito como "pró-reitor de Assuntos Caninos (PRAC-UFSM)" e coleciona mais de 21 mil seguidores.
View this post on Instagram
A popularidade não é à toa. Silveira é um cão dócil, que adora ficar de barriga para cima, receber carinho, tomar sol e é grande companheiro dos estudantes e dos profissionais do campus - e ele tem sua própria casinha.
View this post on Instagram
Em março deste ano, ele foi "temporariamente afastado das suas rondas diárias pelo campus" por motivos de saúde. Poucas semanas após passar por cuidados de médicos veterinários, Silveira voltou para sua casa na universidade. A notícia foi celebrada no Instagram dele.
View this post on Instagram