Cliente dá gorjeta de R$ 27 mil por engano e leva quase um ano para conseguir reembolso
Oferecer gorjetas é um costume em muitos países, mas nem sempre a prática acontece sem percalços. A professora Linda Mathiesen, por exemplo, enfrentou uma batalha de quase um ano para recuperar seu dinheiro após dar uma gorjeta de US$ 5 mil (cerca de R$ 27 mil) por engano em uma loja na Califórnia, Estados Unidos.
O caso ocorreu na loja San Bruno Exotic, onde Mathiesen comprou um gel para dor muscular. O produto custava US$ 129,28 (aproximadamente R$ 716), e ela pretendia deixar uma gorjeta de US$ 5 (cerca de R$ 27). No entanto, ao digitar o valor na máquina de pagamento, ela confundiu a vírgula decimal com um ponto, resultando na gorjeta exorbitante. A dificuldade para enxergar a tela da máquina devido à sua altura e ao balcão alto também contribuiu para o erro.
Ao perceber o equívoco, Mathiesen informou o atendente, que, segundo ela, alegou "não conseguir" reverter a cobrança e que "não sabia como" fazê-lo. A consumidora entrou em contato com seu banco logo após sair da loja, mas a cobrança não foi estornada de imediato.
Quase um ano depois do incidente, Mathiesen finalmente conseguiu reaver seu dinheiro. O banco constatou o engano no pagamento após a elaboração de um relatório que contou com a participação da loja.