Casa limpa e uso de inseticida evitam baratas e alergias
Um bichinho com no máximo dez centímetros de comprimento, mas capaz de fazer a maioria das pessoas gritar ou correr. As baratas são uma das espécies que se acostumaram com a presença do homem nos centros urbanos, assim como ratos e formigas, por isso estão espalhadas por aí. Mais do que despertar nojo ou medo, esses insetos podem transmitir doenças para crianças e adultos.
Apesar de não causarem uma enfermidade específica, as baratas contaminam o local onde vivem. “Elas transmitem verminoses. Como elas vêm de uma área suja, trazem nas antenas e patas micro-organismos, contaminando o ambiente e os alimentos”, explica a diretora técnica da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas, Lucy Figueiredo. A infestação de baratas causa diarreias e dermatites. E as crianças são mais atingidas, já que costumam tocar em objetos e colocar a mão na boca seguidamente.
Levantamentos recentes também indicam que os insetos causam mais alergia do que pêlo de animais e ácaros. “Uma pesquisa realizada pela Unicamp identificou que pedacinhos da barata são aspirados junto com a poeira, o que provoca alergia”, diz Lucy.
O ambiente de casa é ideal para esses insetos, porque oferece abrigo, água e alimento, tudo o que precisam para sobreviver e se reproduzir. Depois de instaladas, a infestação é uma questão de tempo, já que elas se multiplicam rapidamente. Uma barata é capaz de gerar até 35 mil descendentes em um ano.
Uso de inseticidas
“A gente tem de olhar o ambiente. Aquele inseto está lá porque o local favorece", afirma. Restos de comida, lixo, água, infiltração, umidade, tudo isso atrai baratas. Por isso, o que existe no ambiente deve ser controlado e reparado, para depois se pensar em como eliminar o inseto do ponto de vista químico, com inseticidas.
Existem três tipos principais de inseticidas: o líquido, o gel e o pó seco. Lucy explica que o gel é o mais indicado, pois não requer o preparo do ambiente como o líquido - esvaziar armários e limpar o excesso depois da aplicação - e dura por até quatro meses. O pó seco é mais utilizado em motores, quando nem as versões líquida ou gel podem ser aplicadas.
Os inseticidas para uso caseiro também são eficientes para eliminar os insetos, mas precisam de atenção. “Toda vez que usar o produto, tem de seguir bem as instruções do rótulo, com a regra de uso. Hoje, os inseticidas são muito seguros, mas mesmo assim tem que ter cuidado”, conclui Lucy.