Cachorros do presidente da Irlanda fazem sucesso em eventos oficiais
Bród e Síoda ficaram conhecidos por estar quase sempre ao lado de Michael D. Higgins, que está no cargo desde 2011 e foi reeleito em 2018
No cargo desde 2011, o presidente da Irlanda Michael D. Higgins já foi fotografado inúmeras vezes com companheiros muito presentes: seus dois cachorros. Chamados de Bród e Síoda, a dupla comparece inclusive a eventos oficiais, e faz sucesso no país.
Na Irlanda, o cargo de presidente possui, no geral, funções cerimoniais e diplomáticas, por isso Higgins comparece a diversos eventos e recebe representantes de outros países, e não é incomum que ele esteja acompanhado de pelo menos um dos seus cachorros, em especial na Áras an Uachtaráin, residência oficial do presidente do país.
Bród, que significa "orgulho" em irlandês, é macho e, segundo o jornal Irish Times, sempre está em busca de atenção. Já Síoda, que significa "seda" no idioma do país é descrita como uma "jovem dama refinada".
Ireland's first President, Douglas Hyde, was born #OnThisDay in 1860.
Read what President Higgins said about President Hyde (speech in Irish): https://t.co/YKJNB2wNMw pic.twitter.com/bAVHM7dDwc
— President of Ireland (@PresidentIRL) January 17, 2020
Além dos dois animais da raça boiadeiro de berna, Higgins revelou em entrevista para a Today FM que tinha um terceiro cachorro, chamado Shadow, mas o pet morreu.
Em 2018, Higgins concorreu à reeleição para o cargo, com tempo de mandato de sete anos, e gravou diversos vídeos com seus cachorros, bastante amados no país. Mas um dos seus adversários chegou a usar os animais contra o presidente, dizendo que ele usava dinheiro público para custear os gastos dos cachorros, algo que Higgins negou.
There is three hours left to go, and voter turnout is still low. Your vote matters so much today. Use it to endorse Michael D Higgins - for experience, authenticity, understanding, imagination, possibility, and for all our futures #michaeldforpresident #aras18 pic.twitter.com/bHQmZwUU3n
— Michael D Higgins (@MichaelDHiggins) October 26, 2018
Ainda sim, a fofura dos animais acaba beneficiando Higgins. O político, de 77 anos, é constantemente associado aos cachorros. Segundo ele, os dois são "não apenas responsáveis por quebrar o gelo, eles são grandes fontes de sabedoria". Além disso, é comum que, ao receber visitantes, a primeira pergunta para o presidente seja "onde estão os cachorros?".
With President of Ireland Michael D. Higgins, Mrs Higgins (and Bród and Síoda!) for the warm welcome at Áras an Uachtaráin #RoyalVisitIreland #rooyalfamily #royalfamily #ireland #england #irish #english #travel #history #neighbours #friends #meghanmarkle #princeharry #photography pic.twitter.com/7fQU7ca7LA
— Meghan Markle (@IamMeghanMarkle) July 13, 2018
Apesar da popularidade, o principal adversário de Higgins em 2018, Peter Casey, chegou a criticar o presidente por não ter cachorros de raças naturais da Irlanda, como um kerry beagle ou um lébrel irlandês. Ainda sim, a afirmação não parece ter afetado a popularidade de Higgins, que conseguiu a reeleição, e, principalmente, dos seus fiéis companheiros.
Vote No 1. Peter Casey #Aras18 #PeterForPresident #APresidentForUsAll pic.twitter.com/ak1qBYn4Rk
— Peter Casey (@CaseyPeterJ) October 22, 2018
Basically you vote @MichaelDHiggins and you get seven more years of us. Hard choice? Níl. pic.twitter.com/w2LgHjPq1G
— Bród and Síoda (@BrodHiggins) October 17, 2018
*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais