Cidades holandesas instalam escadas em canais para salvar gatos
A iniciativa surgiu após instituições focadas no bem-estar animal identificarem um aumento expressivo dos casos de afogamentos
Na Holanda, região conhecida pelos seus extensos canais, os casos de afogamentos de gatos tem sido cada vez mais frequentes. Esses incidentes, no entanto, não passaram despercebidos pelos cidadãos do país europeu, que propuseram ao governo a instalação de escadas nas proximidades das águas para salvar a vida dos felinos.
Ação visa proteger os gatos
De acordo com um levantamento da organização de bem-estar animal Dierenambulance Amsterdam, nos últimos seis meses, cerca de 19 felinos se afogaram nos canais entre a capital do país e a cidade de Amersfoort. Atenta a esses acontecimentos, a instituição, juntamente com o grupo Partido para os Animais, focou em buscar possíveis soluções.
Eles, então, pensaram em construir pequenas escadas para ajudar os bichinhos a sair dos canais, caso caiam na água. O plano, no entanto, somente pôde entrar em ação com o apoio das prefeituras, que destinaram uma verba de € 100.000 (R$ 633.839, com base na taxação atual) para a causa felina.
Agora, já com a aprovação do Conselho Municipal de Amsterdã, as entidades irão mapear as principais áreas de risco e, posteriormente, iniciar as instalações. A expectativa é de que, até o final deste ano, hajam mais de 500 escadas espalhadas pelos canais holandeses.
"Uma medida simples pode evitar enorme sofrimento animal. A moção adotada demonstra que, como cidade, assumimos a responsabilidade de proteger a vida dos animais", afirmou a líder do Partido para os animais, Judith Krom, em entrevista ao jornal 'Independent'.
Quais são as características dos amantes de felinos?
Você sabia que, segundo a psicologia, a escolha de um pet revela muito sobre a personalidade de cada pessoa? De acordo com especialistas, enquanto os tutores de cães tendem a ser extrovertidos e sociáveis, os amantes de gatos são empáticos, tranquilos e mais reservados.
Em entrevista ao 'La Nacion', a psicóloga Patricia Pendry apontou que os felinos costumam atrair pessoas mais sensíveis. Por isso, os tutores de gatinhos são considerados empáticos e habilidosos na arte de compreender e se conectar com emoções alheias. Confira a matéria completa.