Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Casais que duram a vida toda costumam ter essas 7 características em comum, segundo a psicologia

A comunicação e o tempo compartilhado impactam a felicidade do casal

13 fev 2026 - 11h02
Compartilhar
Exibir comentários
Alina Rudya/Bell Collective/Gettyimages
Alina Rudya/Bell Collective/Gettyimages
Foto: Minha Vida

Diversos fatores contribuem para o sucesso de um relacionamento amoroso — desde a afinidade de valores, a forma que se comunicam, como lidam com conflitos e respeitam as individualidades.

Mas, embora cada casal tenha sua própria dinâmica, alguns padrões costumam se repetir quando a relação é saudável, satisfatória e feliz para ambos. Confira quais são, segundo a psicologia!

7 características dos relacionamentos felizes

Segundo a psicóloga Alessandra Araújo, um relacionamento feliz não é aquele que não existe conflitos entre os parceiros, mas formado por elementos que nutrem a conexão mútua. Alguns desses fatores são:

1. Comunicação efetiva

A comunicação é parte importante de todas as nossas relações e não poderia ser diferente em relacionamentos amorosos. A especialista explica que ter uma comunicação efetiva com o parceiro envolve ouvir atentamente o outro, expressar sentimentos de forma clara e dialogar assertivamente. "É a capacidade de se fazer entender e de compreender o outro, mesmo nas divergências", afirma.

Saiba mais: Muita gente não sabe, mas esse é o principal motivo que muitos casais se separam ainda no primeiro ano de vida dos filhos

2. Confiança

A confiança em um relacionamento é construída ao longo do tempo, com base na consistência, honestidade e previsibilidade do parceiro. Para uma relação feliz é essencial se sentir seguro, mesmo em momentos de vulnerabilidade, ao lado de quem ama.

3. Respeito

...

Veja mais

Veja também

Casais que duram a vida toda costumam ter essas 7 características em comum, segundo a psicologia

A ciência de ser solteiro: estudo em larga escala indica queda no bem-estar para quem não teve parceiro até os 25 anos

4 comportamentos que antecipam o fim do relacionamento de um casal, segundo a psicologia

Segundo psicólogos, pessoas que cresceram nas décadas de 80 e 90 desenvolveram a falácia da chegada devido aos finais felizes

Zygmunt Bauman, filósofo: "Os relacionamentos são hoje a principal fonte de felicidade e, ao mesmo tempo, a maior causa de medo"

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade