6 eventos ao vivo

Ar Condicionado Split: Conheça o Eletrodoméstico e +45 Modelos

13 ago 2019
12h10
atualizado em 26/9/2019 às 15h32
  • separator
  • 0
  • comentários

Hoje em dia ter um ar condicionado split não é mais um luxo e, sim, uma necessidade. Isso porque em um país como Brasil já é rotina sofrermos com as ondas de calor quando estamos na rua e pior ainda seria sentir isso dentro da nossa própria cada, onde sem dúvidas queremos sempre o máximo de conforto possível.

1. O ar condicionado split deixou de ser uma necessidade. Projeto de Bender Arquitetura
1. O ar condicionado split deixou de ser uma necessidade. Projeto de Bender Arquitetura
Foto: Viva Decora

Justamente por ser tão popular e querido entre os brasileiros, é muito fácil encontrar uma série de variações do ar condicionado split, que vão desde o ar condicionado split 9000 BTUs, passando pelo ar condicionado split 12000 BTUs, até modelos mais tecnológicos, como o ar condicionado split inverter. Ou seja, é possível encontrar um tipo para cada necessidade e propósito.

Se você já percebeu a necessidade de ter um bom ar condicionado split em sua casa e está a um passo de comprar um, continue lendo e confira uma série de informações valiosas sobre esse maravilhoso eletrodoméstico. Você saberá qual é o melhor ar condicionado split para sua necessidade e quantos BTUs por m² são necessários, além de descobrir de uma vez por todas como limpar e se é possível aprender como instalar ar condicionado split sozinho. Aproveite e veja nossa galeria especial com dezenas de modelos incríveis para você se inspirar.

O que é o ar condicionado split?

Apesar de ser um item muito famoso e que há bastante tempo encontra lugar nos lares brasileiros, ainda há quem se pergunte: o que é o ar condicionado split? De modo geral, podemos definir o ar condicionado split como um tipo específico de climatizador que, diferente do que costumamos ver nos ares condicionados comuns, é dividido em duas partes, estas que vem a ser a caixa condensadora e a caixa evaporadora.

2. O ar condicionado split otimiza muito espaço. Projeto de Caio Pelisson
2. O ar condicionado split otimiza muito espaço. Projeto de Caio Pelisson
Foto: Viva Decora

É, portanto, um modelo que trabalha com a ideia de uma instalação em que uma das partes que o formam deve ser afixada na parede externa do imóvel e a outra na externa. Isso não apenas torna o ar condicionado split um modelo muito seguro, como também otimiza um grande espaço em casas e apartamentos pequenos. Ou seja, o que é o ar condicionado split senão uma variação muito vantajosa e inteligente dos ares condicionados comuns.

Qual é o melhor ar condicionado split?

Se você já passou da fase de se perguntar o que é o ar condicionado split, certamente está na fase seguinte: qual é o melhor ar condicionado split? Essa é uma questão que, infelizmente, não pode ser respondida com muita facilidade, pois estamos falando de um equipamento que possui suas variações justamente para atender diferentes demandas do mercado.

3. O interessante do ar condicionado split é o fato de ele ser discreto. Projeto de Denise Barretto
3. O interessante do ar condicionado split é o fato de ele ser discreto. Projeto de Denise Barretto
Foto: Viva Decora

O 9000 BTUs, por exemplo, é um tipo que muitos se pegam pensando quando o assunto tem a ver com a descoberta de qual é o melhor ar condicionado split. No entanto, ele, assim como outros, possui suas desvantagens em certos tipos de uso que, talvez, o modelo de ar condicionado split 12000 BTUs seja o mais indicado, por exemplo.

Tudo vai depender, portanto, do tamanho do ambiente a ser climatizado, assim como as condições estruturais, a quantidade de janelas e assim por diante. Com muitos fatores é difícil decidir de forma sensata e precisa qual é o melhor ar condicionado split.

O popular ar condicionado split 9000 BTUs

Falando em varições de mercado, o ar condicionado split 9000 BTUs (sigla que remete à "Unidade Térmica Britânica", ou seja, a capacidade que o climatizador possui de gelar os ambientes) é um dos modelos mais populares, o que pode ser explicado por uma série de motivos, ainda que o fato de figurar nas primeiras posições do ranking de custo-benefício seja, certamente, o principal deles.

4. Existem muitos modelos de ar condicionado split disponíveis no mercado. Projeto de Bianka Mugnatto
4. Existem muitos modelos de ar condicionado split disponíveis no mercado. Projeto de Bianka Mugnatto
Foto: Viva Decora

O ar condicionado split 9000 BTUs é muito recomendado para ambientes pequenos e que não necessitem de muita potência para oferecer a sensação de conforto térmico que um bom climatizador possui como função. Ideal para lofts, kitnets e casas compactas em geral.

Equilíbrio é com o ar condicionado split 12000 BTUs

Um dos maiores problemas dos ares condicionado é o fato de o gasto de energia excessivo estar necessariamente ligado à performance que possuem, algo muito negativo para casas que necessitem de muita potência, sobretudo se estivermos falando de ambientes com bastante espaço.

5. Cada modelo de ar condicionado split atende uma demanda diferente. Projeto de Maria Helena Torres
5. Cada modelo de ar condicionado split atende uma demanda diferente. Projeto de Maria Helena Torres
Foto: Viva Decora

O ar condicionado split 12000 BTUs, no entanto, joga esse revés para escanteio por ser um modelo que oferece a eficiência que muitos querem, mas sem gastar muito, sendo um dos tipos mais equilibrados do mercado e muito indicado tanto para cômodos grandes quanto pequenos.

Qual a diferença entre o ar condicionado split e split inverter?

Um outra pergunta muito comum no mundo dos ares condicionados é qual a diferença ente o ar condicionado split e o split inverter. Antes de responder isso, no entanto, é necessário explicar o que vem a ser um ar condicionado split inverter, o qual, de modo simples, podemos definir como um split que possui um funcionalidade a mais: a de economizar energia elétrica.

6. Existem inclusive modelos de ar condicionado split que economizam energia elétrica. Projeto de Claudia Comparin
6. Existem inclusive modelos de ar condicionado split que economizam energia elétrica. Projeto de Claudia Comparin
Foto: Viva Decora

Então qual a diferença entre o ar condicionado split e split inverter? Simples! O ar condicionado split inverter possui uma tecnologia que impede oscilações de energia elétrica por meio de um sistema de controle da velocidade de rotação da caixa compressora, esta que vem a ser a parte que de fato consome eletricidade. O split comum, por sua vez, possui um controle simples, o que não permite uma economia de 47% de energia elétrica, como acontece com o modelo inverter.

Quantos BTUs por m² são necessários?

Agora que você já sabe qual a diferença entre o ar condicionado split e split inverter, chegou a hora de entrar na parte mais técnica dos climatizadores, isto é, saber quantos BTUs por m² são necessários para que o ambiente tenha o conforto térmico esperado. Como já dito, os BTUs são uma sigla que diz respeito à capacidade de climatização que o ar condicionado possui, de modo que quanto maior o número de BTUs maior a força de climatizadora.

O cálculo de quantos BTUs por m² são necessários, portanto, leva em conta uma série de fatores, como por exemplo a quantidade de pessoas no ambiente que será gelado pelo ar condicionado split, o tamanho do local, a incidência do sol e assim por diante.

7. O ar condicionado split cabe em qualquer cômodo. Projeto de Studio Bene Arquitetura
7. O ar condicionado split cabe em qualquer cômodo. Projeto de Studio Bene Arquitetura
Foto: Viva Decora

Em relação ao número de moradores, é recomendado considerar que cada indivíduo necessite de 600 BTUs (800, em caso de muita incidência solar), mas sempre a partir da segunda pessoa. Com esse dado em mãos, você pode calcular o número de BTUs pela área do cômodo a ser climatizado. Isso é feito desta forma: número de m² do local x o número de BTUs por um indivíduo. Em seguida, pegue esse resultado e some com o número de BTUs das demais pessoas.

Ou seja, se estivermos falando de um ambiente com 20 m² em que duas pessoas compartilham, a conta é a seguinte: (20 x 600) + 600 = 12600 BTUs. Se fosse o caso de um ambiente com três pessoas, a conta seria "(20 x 600) + 1200" e assim por diante.

Como instalar ar condicionado split?

Saber como instalar ar condicionado split é um conhecimento que muitos querem ter. E não é a toa, pois, por mais que o ar condicionado split seja um modelo repleto de vantagens, sua instalação pode ser uma questão um tanto difícil. Justamente por isso, tentar descobrir por si próprio como instalar ar condicionado split não é algo recomendado. A instalação não apenas é um processo complicado, como também perigosa para quem não possui o conhecimento e as ferramentas adequadas.

8. O ar condicionado split é muito potente. Projeto de Oliveira Arquitetura
8. O ar condicionado split é muito potente. Projeto de Oliveira Arquitetura
Foto: Viva Decora

Se esse for o seu caso, opte sempre por contratar um funcionário qualificado para efetuar a tarefa. Isso pode parecer um gasto desnecessário à primeira vista, mas sem dúvidas é a melhor forma de evitar problemas ao seu ar condicionado split novinho.

Como limpar ar condicionado split?

Saber como limpar ar condicionado split também é um conhecimento valioso por uma série de motivos. Ter isso em mente não apenas impede que a casa fique suja, como também evita que os moradores sofram com problemas respiratórios causados pelo acúmulo de sujeita. Dito isso, se você quer saber como limpar ar condicionado split, siga este passo a passo:

  1. Desligue o ar condicionado split da tomata de modo a evitar acidentes;
  2. Desacople a parte frontal do ar condicionado split e limpe-a com um pano seco (use um pano úmido apenas em caso de grande acúmulo de sujeira);
  3. Tire o filtro do ar condicionado split da estrutura e lave-o com água corrente, bucha e sabão para que todos os resíduos saiam;
  4. Utilize um pano para secá-lo e em seguida o devolva ao ar condicionado split;
  5. Coloque o painel frontal novamente e pronto! Agora você já sabe como limpar ar condicionado split.

Gostou das nossas dicas? Então confira nossa galeria repleta de modelos de ar condicionado split

9. O ar condicionado split produz pouquíssimo ruído. Projeto de Mantavani e Rita
9. O ar condicionado split produz pouquíssimo ruído. Projeto de Mantavani e Rita
Foto: Viva Decora
10. Uma outra vantagem do ar condicionado split é o fato de ser mais econômico que os demais modelos. Projeto de Morar Mais Por Menos Goiânia 2017
10. Uma outra vantagem do ar condicionado split é o fato de ser mais econômico que os demais modelos. Projeto de Morar Mais Por Menos Goiânia 2017
Foto: Viva Decora
11. O ar condicionado split possui um filtro que impede problemas respiratórios. Projeto de Casacor Ceará 2017
11. O ar condicionado split possui um filtro que impede problemas respiratórios. Projeto de Casacor Ceará 2017
Foto: Viva Decora
12. É possível encontrar modelos de ar condicionado split com ciclo reverso, ou seja, também aquece os ambientes. Projeto de Marcos Oliveira Clemente
12. É possível encontrar modelos de ar condicionado split com ciclo reverso, ou seja, também aquece os ambientes. Projeto de Marcos Oliveira Clemente
Foto: Viva Decora
13. O ar condicionado split é muito equilibrado. Projeto de BG Arquitetura
13. O ar condicionado split é muito equilibrado. Projeto de BG Arquitetura
Foto: Viva Decora
14. O ar condicionado split combina com diferentes decorações. Projeto de Braccini + Lima Arquitetura
14. O ar condicionado split combina com diferentes decorações. Projeto de Braccini + Lima Arquitetura
Foto: Viva Decora
15. O design do ar condicionado split é muito moderno. Projeto de Casacor Pernambuco 2017
15. O design do ar condicionado split é muito moderno. Projeto de Casacor Pernambuco 2017
Foto: Viva Decora
16. A instalação do ar condicionado split pode ser muito difícil. Projeto de Danyela Corrêa
16. A instalação do ar condicionado split pode ser muito difícil. Projeto de Danyela Corrêa
Foto: Viva Decora
17. Decorações clássicas também combinam com o ar condicionado split. Projeto de Marí Aní Oglouyan
17. Decorações clássicas também combinam com o ar condicionado split. Projeto de Marí Aní Oglouyan
Foto: Viva Decora
18. O ar condicionado split é interessante para casas compactas. Projeto de Tetriz Arquitetura e Interiores
18. O ar condicionado split é interessante para casas compactas. Projeto de Tetriz Arquitetura e Interiores
Foto: Viva Decora
19. O ar condicionado split pode ser colocado de muitas formas. Projeto de Graziela Von Muhlen
19. O ar condicionado split pode ser colocado de muitas formas. Projeto de Graziela Von Muhlen
Foto: Viva Decora
20. O ar condicionado split chama a atenção por ser um equipamento moderno. Projeto de Eduardo Terme
20. O ar condicionado split chama a atenção por ser um equipamento moderno. Projeto de Eduardo Terme
Foto: Viva Decora
21. Diferente do que muitos pensam, o ar condicionado split não carrega o ambiente. Projeto de Daneila Gradella
21. Diferente do que muitos pensam, o ar condicionado split não carrega o ambiente. Projeto de Daneila Gradella
Foto: Viva Decora
22. O ar condicionado split possui purificação de ar. Projeto de INOVA Arquitetura
22. O ar condicionado split possui purificação de ar. Projeto de INOVA Arquitetura
Foto: Viva Decora
23. Com o ar condicionado split você evita a presença do mofo na casa. Projeto de Espaço do Traço Arquitetura
23. Com o ar condicionado split você evita a presença do mofo na casa. Projeto de Espaço do Traço Arquitetura
Foto: Viva Decora
24. O ar condicionado split pode ser instalado em um suporte. Projeto de Alê Nasceubem
24. O ar condicionado split pode ser instalado em um suporte. Projeto de Alê Nasceubem
Foto: Viva Decora
25. O suporte do ar condicionado split deve ser muito bem escolhido. Projeto de Helena Koki
25. O suporte do ar condicionado split deve ser muito bem escolhido. Projeto de Helena Koki
Foto: Viva Decora
26. Em quartos infantis, o ar condicionado split é mais do que necessários para o bem-estar da criança. Projeto de Fabriana Marques Aloia
26. Em quartos infantis, o ar condicionado split é mais do que necessários para o bem-estar da criança. Projeto de Fabriana Marques Aloia
Foto: Viva Decora
27. O ar condicionado split é bom para aumentar a vida útil dos móveis. Projeto de Marília Veiga
27. O ar condicionado split é bom para aumentar a vida útil dos móveis. Projeto de Marília Veiga
Foto: Viva Decora
28. O conforto provocado pelo ar condicionado split é superior a muitos outros modelos. Projeto de Braccini + Lima Arquitetura
28. O conforto provocado pelo ar condicionado split é superior a muitos outros modelos. Projeto de Braccini + Lima Arquitetura
Foto: Viva Decora
29. O ar condicionado split também evita a desidratação dos moradores. Projeto de MODI Arquitetura e Interiores
29. O ar condicionado split também evita a desidratação dos moradores. Projeto de MODI Arquitetura e Interiores
Foto: Viva Decora
30. Um ar condicionado split no quarto é necessário para favorecer o bom sono. Projeto de Casacor Bahia 2017
30. Um ar condicionado split no quarto é necessário para favorecer o bom sono. Projeto de Casacor Bahia 2017
Foto: Viva Decora
31. O ar condicionado split evita a entrada de insetos e poeira. Projeto de Iara Kilaris
31. O ar condicionado split evita a entrada de insetos e poeira. Projeto de Iara Kilaris
Foto: Viva Decora
32. Em cima da porta é um ótimo lugar para instalar o ar condicionado split. Projeto de mud. Arquitetura
32. Em cima da porta é um ótimo lugar para instalar o ar condicionado split. Projeto de mud. Arquitetura
Foto: Viva Decora
33. O ar condicionado split melhora a qualidade de vida das pessoas. Projeto de Hlaine Goes Pinterich
33. O ar condicionado split melhora a qualidade de vida das pessoas. Projeto de Hlaine Goes Pinterich
Foto: Viva Decora
34. O conforto térmico que o ar condicionado split é útil de muitas formas. Projeto de Sesso & Delanezi Arquitetura+Design
34. O conforto térmico que o ar condicionado split é útil de muitas formas. Projeto de Sesso & Delanezi Arquitetura+Design
Foto: Viva Decora
35. A casa mais vida com o ar condicionado split. Projeto de Fábio Morozini
35. A casa mais vida com o ar condicionado split. Projeto de Fábio Morozini
Foto: Viva Decora
36. O ar condicionado split também muito durável. Projeto de Manoela Lustosa da Silva
36. O ar condicionado split também muito durável. Projeto de Manoela Lustosa da Silva
Foto: Viva Decora
37. A resistência do ar condicionado split chama muito a atenção. Projeto de Now Arquitetura
37. A resistência do ar condicionado split chama muito a atenção. Projeto de Now Arquitetura
Foto: Viva Decora
38. O ar condicionado split pode ter diferentes designs. Projeto de Ana de Angelo
38. O ar condicionado split pode ter diferentes designs. Projeto de Ana de Angelo
Foto: Viva Decora
39. Até paredes de espelho podem servir de suporte para o ar condicionado split. Projeto de Studio Ecoara
39. Até paredes de espelho podem servir de suporte para o ar condicionado split. Projeto de Studio Ecoara
Foto: Viva Decora
40. Ar condicionado split em sala de jantar promove um conforto necessário. Projeto de Sergio Palmeira
40. Ar condicionado split em sala de jantar promove um conforto necessário. Projeto de Sergio Palmeira
Foto: Viva Decora
41. Ambientes abertos pedem modelos de ar condicionado split mais potentes. Projeto de Sandoval Ferreira Neto
41. Ambientes abertos pedem modelos de ar condicionado split mais potentes. Projeto de Sandoval Ferreira Neto
Foto: Viva Decora
42. Diferente do que muitos pensam, a parede da casa não é prejudicada pelo ar condicionado split. Projeto de Codecorar
42. Diferente do que muitos pensam, a parede da casa não é prejudicada pelo ar condicionado split. Projeto de Codecorar
Foto: Viva Decora
43. Closets com ar condicionado split garantem a durabilidade das roupas e calçados. Foto: Revista Viva Decora.
43. Closets com ar condicionado split garantem a durabilidade das roupas e calçados. Foto: Revista Viva Decora.
Foto: Viva Decora
44. Ambientes pequenos não necessitam de um ar condicionado split muito potente. Projeto de Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design
44. Ambientes pequenos não necessitam de um ar condicionado split muito potente. Projeto de Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design
Foto: Viva Decora
45. O ar condicionado split chama a atenção pelo requinte. Projeto de Tetriz Arquitetura e Interiores
45. O ar condicionado split chama a atenção pelo requinte. Projeto de Tetriz Arquitetura e Interiores
Foto: Viva Decora
Fonte: Viva Decora
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade