Terra Decora: veja como distribuir quadros de maneira certa
Arquiteto mostra em 6 passos como a usuária Lidiane pode transformar radicalmente a sala
A usuária Lidiane Costa pediu ajuda ao Terra Decora para dar mais harmonia ao espaço que abriga a sala de estar e a de jantar. O arquiteto catarinense Thiago Mondini explicou detalhadamente como mudar o ambiente. Confira:
Pergunta da usuária:
Preciso de ajuda para mudar minha sala de estar e sala de jantar, que são uma peça só, e tem corredor integrado.
Resposta do profissional:
Aparentemente, este ambiente foi mobiliado aos poucos, com aproveitamento de algumas peças mais antigas e a inserção de peças novas. Houve um esforço da proprietária para tentar integrar os itens utilizando à mesma paleta de cores, porém isso resultou num efeito neutro demais. Este erro é bastante comum: o medo de errar faz com que as pessoas optem por tons de bege e marrom. Para trabalhar com esses tons, é necessário criar contrastes. Por isso, tenho algumas sugestões, algumas que mudarão radicalmente o aspecto da sala, outras que vão resolver questões pontuais:
1) Cores
Como há uma predominância de tons de bege e marrom nos móveis, a parede não pode ser creme. É necessário dar profundidade às superfícies. Por isso sugeriria um tom de azul-acinzentado em todas as paredes. Não pode ser um tom clarinho, tem que ser uma cor média ou um pouco mais escura – não tenha medo de usar cores mais escuras, desde que sejam acinzentadas. Esta cor também vai combinar melhor com o piso acinzentado do ambiente. Sugiro aplicar um rodateto liso de poliestireno pintado de branco (o teto deve ser branco para iluminar) com cerca de 15cm de altura. Além disso, seria interessante substituir os rodapés por um modelo mais alto (entre 12cm e 15cm) e pintar rodapés e portas. Se possível, considere pintar também as janelas.
2) Móveis
O sofá é bastante robusto, por se tratar de um modelo retrátil. Por isso, houve a necessidade de utilizar poltronas menores. Considere a possibilidade de substituir as duas poltronas por uma maior, pois isso evitará que uma das poltronas fique muito próxima ao braço do sofá. Utilize um estofado em tom chumbo, fuja dos tons de bege, caramelo e amarelo. As almofadas que estão hoje nas poltronas são desnecessárias. O rack parece ser um móvel mais recente e está destoando um pouco do conjunto dos móveis, mas isso será solucionado com a pintura das paredes. O baú trançado na frente da cortina polui visualmente. Se ele for necessário, seria melhor posicionar ao lado do sofá, sob uma mesinha, onde hoje está a palmeira.
3) Lustres
Como a sala não tem detalhes clássicos, não vejo necessidade de utilizar lustres tão trabalhados, a menos que sejam herança de família ou tenham valor sentimental. Se for este o caso, considere que a sala deve acompanhar os objetos (ou seja, se você quer manter os lustres clássicos, deve investir numa cadeira medalhão com tachas para o jantar ou até mesmo uma poltrona mais trabalhada no estar). Evite usar pendentes em todos os ambientes. O ideal é pontuar um deles com um pendente e no outro usar um plafon. Há diversas opções bem bacanas com cristais, formando um conjunto mais fechado. Também poderia ser incluído um abajur ou uma luminária de coluna ao lado do sofá ou ao lado do rack.
4) Cortinas
Sugiro instalar um forro na cortina. Caso você queira suavizar o conjunto, pode substituir os xales muito trabalhados por algo mais reto e simples, indo até o chão.
5) Plantas
Escolha um lugar para ter uma planta bem vistosa e mais alta (quem sabe, ao lado do sofá?). Evite usar várias plantas pequenas espalhadas pelas salas. Desta maneira, você apenas dilui o efeito delas.
6) Quadros
Os quadros são sempre uma dificuldade. Vamos começar pelos maiores. O quadro que está acima do sofá foi posicionado muito alto, tentando alinhar pela parte superior da porta. O correto seria abaixá-lo cerca de 25cm, quase que alinhado com a parte inferior do interruptor. O quadro do jantar também está ligeiramente alto, podendo ser baixado cerca de 5cm. Se for possível, você pode trocar as molduras por alguma coisa bem maior em tons de ouro velho (vão ficar muito boas sobre o fundo azul da parede). No caso dos quadros pequenos, evite usar painéis com várias fotografias. Sai um pouco mais caro, mas é preferível fazer molduras individuais em cada fotografia, pois fica mais fácil na hora de montar um conjunto numa parede. As molduras das fotografias também estão em tons de creme, bege e branco. Procure molduras mais simples e contrastantes, com passe-partout branco de 5cm e moldura preta de 2cm por exemplo. Os porta-retratos ficam melhores se posicionados todos em conjunto num mesmo lugar. Pode ser sobre a lareira, mas sugiro também substituir alguns por modelos de cores mais contrastantes (preto, dourado ou até mesmo com madrepérola).
Como participar
A nova seção do canal Casa e Decoração doTerra ajuda os usuários na hora de decorar seu espaço. Com profissionais renomados de arquitetura e design no Brasil, o Terra Decora responde semanalmente às perguntas dos leitores que quiserem participar.
Para ter sua dúvida solucionada na seção, basta enviar sua pergunta e a foto do cômodo, móvel ou espaço que precisa decorar pelo vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra, ou mandar um e-mail para vcreporter@terra.com.br.