PUBLICIDADE

Tintas e vernizes evitam que a maresia estrague suas férias

23 dez 2013 07h00
ver comentários
Publicidade

Muita gente aproveita as férias de final de ano para descansar na casa da praia. Mas o descanso pode ir por água abaixo se móveis, portões, janelas e eletrodomésticos não estiverem devidamente protegidos contra a maresia. O acúmulo de sal pode causar sérios danos a diversos itens da casa e tem potencial para causar muita dor de cabeça justamente no período em que você mais quer descansar. Veja a seguir algumas dicas para garantir que a brisa do mar não acabe com as suas férias.

O arquiteto Marçal Barros explica que a maresia é composta por minúsculas gotículas de água salgada que vêm do mar ou de salinas próximas. Trazidas pelo vento, elas grudam em móveis, vidros, paredes e eletrodomésticos, e o sal que elas carregam acaba tendo uma ação destrutiva sobre estes itens.

“A maresia é um fenômeno constante nas regiões praianas, então os cuidados também devem ser constantes. Além disso, em momentos de maré cheia ela se torna mais intensa devido à atividade maior e mais forte das ondas”, diz Barros. Por isso, uma medida muito importante para preservar os eletrodomésticos é limpá-los diariamente. “Sempre é recomendado fazer uma limpeza com pano úmido para remover a maresia grudada nas superfícies em geral. Assim não haverá acúmulo de sal nos objetos e sua vida útil será prolongada”, aconselha o arquiteto.

Além da limpeza, alguns produtos ajudam a proteger a casa da maresia. Dois exemplos são as tintas acrílicas e cerâmicas, muito usadas para pintar paredes no Nordeste do país. Outros tipos de tintas e esmaltes ajudam a conservar as estruturas de metal. “Caso portão e janelas sejam de ferro carbono, eles devem ser limpos, lixados e pintados com um zarcão apropriado. Depois, pode-se passar uma camada de esmalte sintético”, exemplifica Barros.

Já no caso de móveis e demais objetos de madeira, a dica é usar impregnantes ou vernizes marítimos. Outro ponto importante é que toda a ferragem usada na montagem das peças – como pregos, parafusos e dobradiças – seja de aço inox.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade