PUBLICIDADE

Ferro, madeira ou PVC? Veja vantagens de cada tipo de janela

Durabilidade, preço e beleza são fatores que pesam na hora de escolher a peça. Confira o que melhor atende suas necessidades

11 abr 2014 13h00
ver comentários
Publicidade
<p>As janelas de madeira são capazes de dar um acabamento único para um ambiente, além de produzirem ótimo isolamento acústico e térmico. Por outro lado, elas precisam de manutenção constante e têm um custo elevado</p>
As janelas de madeira são capazes de dar um acabamento único para um ambiente, além de produzirem ótimo isolamento acústico e térmico. Por outro lado, elas precisam de manutenção constante e têm um custo elevado
Foto: Dmitrij Skorobogatov/Shutterstock

Mais do que permitir a entrada de luz e ar dentro de um ambiente, as janelas também são peças decorativas e um importante elemento de proteção da casa. Por tudo isso, muitos fatores pesam na hora de escolher essas peças: alguns modelos são mais bonitos e resistentes, mas saem mais caro; outros são econômicos e não precisam de muita manutenção, mas não são tão bonitos ou seguros. A janela ideal varia de caso a caso, dependendo das necessidades de cada imóvel. Veja a seguir os pontos positivos e negativos de cada tipo.

O arquiteto Francis Júnior, que atua na cidade de Caxias, no Maranhão, afirma que as janelas de alumínio estão entre as mais leves e baratas do mercado. Além do baixo custo, elas duram bastante. “Este material oferece uma grande variedade de acabamentos, mas o mais comum são as janelas no estilo veneziana. Além disso, o alumínio não enferruja, sendo bastante indicado para imóveis à beira-mar, que sofrem com os efeitos da maresia”, diz.

Já as esquadrias de madeira variam bastante de acordo com a espécie utilizada na sua fabricação. As mais comuns são as de grapuia, itaúba, jatobá e feijó. De maneira geral, elas costumam ser bastante sensíveis às variações de temperatura e umidade, têm um alto custo e necessidade de manutenção constante. Por outro lado, possuem vantagens estéticas e produzem ótimo isolamento acústico e térmico.

As de PVC, por sua vez, são ligeiramente novas no mercado nacional. Sua principal vantagem é ser atérmica, ou seja, não esquenta nem esfria. Além disso, elas são duráveis, bonitas e fáceis de limpar, mas têm um custo mais elevado do que o alumínio.

Uma opção bastante popular são as janelas de ferro, que são atrativas pelo preço, mas exigem cuidados constantes. “Muito comuns no Brasil, as janelas de ferro precisam de bastante manutenção para que não enferrujem. No entanto, se instaladas por um bom profissional, elas têm boa qualidade por um custo inferior aos demais modelos”, acrescenta Francis.

Finalmente, os modelos feitos apenas de vidro têm alta durabilidade, bom isolamento e quase não precisam de manutenção, além de trazerem grande transparência para o ambiente. Eles ainda podem ser reforçados com algum tipo de metal para aumentar sua rigidez. No entanto, seu custo é bastante alto.

Fonte: PrimaPagina
Publicidade
Publicidade