Exposição faz "antes e depois" do Palácio de Versalhes
No dia 20 de julho, com um coquetel para convidados, será inaugurada a segunda parte da exposição
A Corte de Versalhes no Coração de Higienópolis, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, uma forma de homenagear a França em pleno Ano da França no Brasil.
» Veja fotos da exposição
» vc repórter: mande fotos
e notícias
Nesse dia, será possível conhecer a releitura feita por arquitetos e paisagistas sobre o principal palácio francês, baseada em uma decoração contemporânea com objetos e móveis atuais. É uma boa oportunidade, portanto, de treinar o olhar para o uso de elementos clássicos da decoração em ambientes modernos, sem parecer "empoeirado".
Uma interferência acontece na madrugada de 19 de julho, quando os decoradores e arquitetos Leo Shehtman, Patricia Anastassiadis, Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes, Carina Pederzoli e Rodrigo Amaral fazem uma nova versão do Palácio de Versalhes com conceitos e estilos contemporâneos em cima da primeira parte da mostra, que está no vão Central - piso Veiga Filho, desde o dia 13 de julho, realizada por José Eduardo, Maria Antonia e Carolina Martins. Eles decoraram quatro ambientes que remetem ao Palácio de Versalhes (salão de chá, quarto real, sala de jogos e jardim) na cor branca e com mobiliário estilo Luis XVI.
A dica é ir antes e depois da mudança, para comparar as duas versões da mostra, que tem curadoria do jornalista e consultor Roberto Dimbério, com passagem pela Casa Cor, e fica aberta até 26 de julho.
Ambientes
A nova versão do salão de chá, conhecido por ser o ambiente onde os nobres se reuniam para conversar e se informar sobre os principais acontecimentos da corte, ficou sob responsabilidade de Leo Shehtman.
Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes modernizam "Le cabinet de la Pendul", salão de jogos de Versalhes. Para isso, adiantam que vão utilizar como conceito o confronto de imagens com a realidade de maneira lúdica e cenográfica.
O espaço que faz referência ao leito nupcial de Luis XVI e sua polêmica rainha, Maria Antonieta, conhecida por impor seu gosto pessoal à decoração de Versalhes, será totalmente modificado pelas mãos de Patricia Anastassiadis.
Símbolo da riqueza e requinte dos palácios medievais, o jardim de Versalhes, criado pelo arquiteto do monarca Luis XIV, André Le Notrê, ganhará novos ares pelas mãos da dupla de paisagistas Carina Pederzoli e Rodrigo Amaral.
A Corte de Versalhes no Coração de Higienópolis - Local: Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618, Higienópolis, tel. (11) 3823-2300, São Paulo, SP. Data: até 26 de julho. Segunda a sábado: das 10 às 22 horas. Domingos: das 12h às 20h. Informações pelo site www.shoppingpatiohigienopolis.com.br.