Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Duas varandas na sala refrescam e iluminam apartamento

Compartilhar
Exibir comentários

Os empreendimentos imobiliários têm um cuidado cada vez maior com as varandas. Elas assumem papéis como espaço social ou gourmet. Um novo projeto, no entanto, usa dois terraços não apenas para aumentar a área do apartamento, mas também para mantê-lo mais fresco e iluminado.

Novo projeto usa duas varandas em lados opostos da sala para aumentar a circulação de ar e a incidência de luz no apartamento
Novo projeto usa duas varandas em lados opostos da sala para aumentar a circulação de ar e a incidência de luz no apartamento
Foto: Gafisa

“As pessoas estão procurando mais luz, mais ar”, constata José Augusto Viana Neto, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP). Nas residências, o ambiente é refrescado pela ventilação cruzada, que ocorre quando há entradas e saídas para a circulação do vento. O Éclat, projeto da Gafisa, radicaliza essa ideia, colocando terraços nos dois extremos da sala do imóvel. Segundo Melina Fanny Iossephides, gerente de desenvolvimento de produto da construtora, as aberturas das varandas, por serem maiores do que as de uma janela, intensificam tanto a luminosidade quanto a ventilação. Ela lembra, no entanto, que o edifício deve ser virado para as faces norte, leste ou oeste para aproveitar totalmente o sol. No caso, o prédio tem uma varanda voltada para cada um dos dois últimos pontos cardeais.

Empreendimentos com dois terraços não são exatamente novidade, e Viana Neto afirma que faz cerca de 15 anos que projetos assim existem. A diferença é que uma varanda está sempre na sala e a outra, no dormitório. Ao colocar dois espaços abertos em um mesmo ambiente, a construtora não só prioriza a circulação de ar e a iluminação, mas também consegue aumentar a parte social. “As varandas não são consideradas área construída, e, por isso, pode-se ‘exagerar’ no tamanho delas. Depois o dono fecha, e o local vira um ambiente de uso constante”, explica.

O projeto da Gafisa é exemplo dessa prática, pois um terraço será gourmet, com churrasqueira e pia, e o outro servirá apenas para receber os amigos. Com isso, de acordo com Melina Fanny Iossephides, aumenta-se a amplitude da área social do apartamento. O objetivo do empreendimento, segundo ela, é atrair pessoas que busquem soluções arquitetônicas diferentes.

A construtora, que já ergueu outros prédios com mais de uma varanda, quer investir ainda mais na solução de espaços abertos em lados opostos da sala, de acordo com Melina Fanny Iossephides.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade