0

Casa de cara nova! Decore paredes de forma simples e barata

Papel, adesivos, plantas, quadros e grafite ajudam a renovar a paredes e podem mudar completamente a decoração sem gastar muito

16 out 2014
17h42
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A proposta é mudar a decoração da casa e não sabe o que fazer? Já pensou em transformar pelo menos uma parede? O resultado pode ficar totalmente diferente sem muito gasto ou grandes reformas. Inspire-se nas sugestões de ambientes e confira dicas das arquitetas Maite Maiani e Andréia Carla Médice:

Siga Terra Diversão no Twitter

Papel de parede

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O papel de parede pode renovar o ambiente de maneira prática. A arquiteta Maite lembra que em caso de cômodos pequenos, o ideal é que a estampa também seja pequena para não conferir aspecto ainda menor. Uma sugestão que diminui as chances de erros é lançar mão do produto apenas em uma parede. Essa foi a proposta do designer de interiores Maximiliano Crovato, que transformou a parede da cabeceira da cama no ponto alto do quarto, com estampa geométrica colorida. Informações: (11) 2478-5232.  

Foto: Divulgação

 

Foto: J.Vilhora Divulgação

A arquiteta Andréia explica que é permitido mais de uma estampa no mesmo ambiente. Mas use o bom senso. “O essencial é que tenha cores neutras na mesma tonalidade em ambos para não misturar muito.” No projeto da foto, Andréia apostou na combinação de floral e listras. Informações: (11) 4083-8929.

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

O papel de parede pode ter estampas variadas, incluindo as com aspecto de madeira, palha, concreto. Na foto, o quarto ganhou toque rústico com papel Bobinex, da linha Natural, que imita revestimento de tijolo. Informações: (11) 4704-3500.

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

O papel de parede floral em relevo conferiu toque retrô ao lavabo assinado pela arquiteta Camila Klein. Informações: (11) 5096-3843.

 

Adesivos

Foto: Divulgação

 

Foto: Carlos Quinato/Divulgação

Adesivos são uma boa pedida para personalizar a decoração. “O local para aplicá-los deve ser escolhido com cuidado, pois geralmente esses adesivos são vinculados a algum tema, ou seja, a quartos de crianças, brinquedoteca ou algum cômodo especifico, como sala de musica ou ateliê”, lembrou a arquiteta Maite. O adesivo de morango caiu bem na cozinha proposta pela designer de interiores Cibele Petrangelo. Informações: (11) 4227-3013.

 

Grafite

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Grafite é uma opção moderna e despojada para incrementar a parede. O desenho deve seguir o estilo do morador e harmonizar com o restante da decoração. No quarto de irmãos adolescentes idealizado pelo escritório Lovisaro Arquitetura + Design, uma das paredes foi coberta com um grafite de Miguel Afa, cujas cores (azul e amarela) contrastaram com o mobiliário branco. Informações: (11) 2373-4806.

 

Quadros e fotos

Foto: Divulgação

Foto: J.Vilhora/Divulgação

Quadros e fotos podem incrementar a decoração de maneiras variadas. É possível espalhar porta-retratos pela casa, apostar em uma obra de arte de destaque ou colocar quadros coloridos lado a lado, como mostra o projeto da arquiteta Evelin Sayar. Informações: (11) 4991-6493.  

Foto: Divulgação

 

Foto: Sidney Doll//Divulgação

Que tal transformar um corredor em uma galeria? No espaço assinado pela arquiteta Maite, itens e fotos do tenista Roger Federer, do qual o morador é fã, viraram quadros. “A composição dos quadros e das molduras deve combinar com o estilo da casa, a altura deve ser próxima à altura dos olhos de uma pessoa em pé”, recomendou a arquiteta. Para evitar erros e arrependimentos, crie a composição primeiro no chão, faça as mudanças necessárias e só depois passe-a para a parede. Informações: (11) 3031-4400.

 

Espelhos

Foto: Divulgação

 Foto: Luis Gomes/Divulgação

Além de decorar, os espelhos têm como função ampliar os ambientes. Portanto, nada melhor que dispô-los nas paredes, principalmente em cômodos pequenos, como mostra o quarto da foto. No projeto da designer de interiores Adriana Fontana, a combinação do espelho e das cores claras ajudou na sensação de amplitude. Informações: (11) 2306-6051.

 

Revestimentos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Já pensou em revestir as paredes? A arquiteta Maithiá Guedes utilizou bambus secos para incrementar a varanda, o que conferiu aconchego ao ambiente.  Informações: (11) 3079-1294.

 

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

Para revitalizar o ambiente, a arquiteta Izabela Lessa apostou em painéis de madeira em freijó. Informações:  (21) 2579-2288

 

Foto: Divulgação

 

Foto: Adriana Barbosa/Divulgação

As pastilhas são opções interessantes para banheiros, cozinhas, varandas e espaços gourmet. Elas não precisam cobrir todas as paredes. Caem bem nas das áreas molhadas (pia e chuveiro). No projeto da designer de interiores Adriana Fontana, as amarelas deram toque alegre à cozinha.

Plantas

Foto: Divulgação

Foto: Gui Moreli/Divulgação

Plantas são sempre bem-vindas, porque conferem beleza, tranquilidade e frescor. Podem estar dispostas em vasos ou tomar conta das paredes, formando jardins verticais, como mostra a varanda assinada pelo escritório Korman Arquitetos. Informações: (11) 3060-8313.

Na hora de escolher a espécie, não prefira uma delas simplesmente por ser a mais bela. Pesquise antes se consegue sobreviver nas condições que oferece, com pouca ou muita luz, por exemplo.

 

Tinta colorida

Foto: iStock

 

Foto: iStock

Quer mudar as paredes? Tinta nelas! “É possível colocar cor em todas as paredes desde que seja clara, pois um tom mais escuro causa a sensação de encolher o ambiente. A escura já é mais indicada no caso de pintar somente uma parede”, disse a arquiteta Maite. Quando as tonalidades das paredes forem neutras, a decoração pode ser livre. No caso de optar por uma cor marcante, o restante deve estar em harmonia com ela, lembrou a profissional.

No ambiente da foto, a cor vermelha chama atenção na parede da sala. “Algo mais colorido é usado em ambiente de lazer, cores neutras e pastel são mais em ambientes íntimos para remeter à tranquilidade. Para uma pessoa mais agitada, sugiro cores que a relaxam nos ambientes como quarto e sala”, comentou a arquiteta Andréia. 

Qual é seu estilo de decoração? Retrô, clean, despojado e maisQual é seu estilo de decoração? Retrô, clean, despojado e mais

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade