PUBLICIDADE

Aprenda a Fazer Aromatizante de Ambiente Caseiro com Flores

18 ago 2021 14h25
ver comentários
Publicidade

Um dos principais desejos de quem mora em casa ou apartamento é ter um ambiente bem decorado e com aquele inconfundível aroma de flores. E uma maneira simples de conseguir isso e ter a casa sempre agradável, é usando um aromatizante de ambiente caseiro com flores. Veja como é fácil e rápido deixar a casa alegre e perfumada.

1. Mesa de trabalho decorada com aromatizante de flores – Foto: Pixabay
1. Mesa de trabalho decorada com aromatizante de flores – Foto: Pixabay
Foto: Viva Decora

O que é o aromatizante de ambiente caseiro?

Um aromatizador caseiro feito com flores nada mais é do que um pequeno arranjo de flores com essência aromática. Ele é perfeito para você dar um toque delicado aos ambientes como sala de estar e de jantar, além de deixar espalhar o perfume que você mais gosta por toda a casa.

Os modelos de aromatizantes mais comuns

Há uma grande variedade de opções de aromatizantes de ambientes caseiros. Sendo que os mais utilizados são os frascos de vidros personalizados e as tradicionais varetas aromatizantes. Os dois modelos são perfeitos para quem quer ter uma casa perfumada, mas tem pouco espaço para decorar.

2. Modelo de aromatizante de ambiente caseiro com palitinhos de madeira – Foto: Pinterest
2. Modelo de aromatizante de ambiente caseiro com palitinhos de madeira – Foto: Pinterest
Foto: Viva Decora

Quais essências existem?

As essências para aromatizadores seguem a mesma linha dos perfumes tradicionais. As mais conhecidas são: cítricas, florais e herbais, amadeiradas e adocicadas. O que você precisa saber é como usá-las e qual delas combina mais com a sua casa. Conheça um pouco sobre as que são mais usadas em aromatizantes de ambientes caseiros. 

Essências cítricas

Presentes em frutas como laranja e limão, essa essência é mais indicada para ser usada durante os dias de maior calor como, por exemplo, no verão. Isso porque a sua fragrância ajuda a tornar o ar do ambiente mais leve e agradável. Funciona bem tanto para ambientes internos ou externos, como varandas.

3. Aprenda a fazer aromatizante de ambiente caseiro com essências cítricas – Foto: Pixabay
3. Aprenda a fazer aromatizante de ambiente caseiro com essências cítricas – Foto: Pixabay
Foto: Viva Decora

Essências herbais

As essências mais tradicionais são as folhas de manjericão e lavanda. Elas são ideais para dar aquele frescor do campo ao ambiente. É uma ótima sugestão para sala de estar.

Essências florais

As essências florais são as mais versáteis para usar na aromatização do ambiente. Aqui você pode combinar rosas, lírios, orquídeas e outras flores do campo para deixar a decoração de qualquer ambiente com aquele cheirinho delicioso do campo.

Faça o seu próprio aromatizador caseiro com flores

Um dos modelos mais conhecidos e usados em aromatizadores caseiros de ambiente são flores, justamente por carregarem um perfume único e serem fáceis de encontrar. Para fazer um aromatizante com flores é simples! Confira a relação de itens que você precisa para criá-lo em casa. Olha só! 

  • Essência de flores (100 ml);
  • Frasco de perfume;
  • Flores frescas de sua preferência;
  • Espetinhos de madeira;
  • Água mineral (100 ml)
  • Álcool de cereal 

Com esses itens em mão, o primeiro passo é colocar o álcool de cereal dentro do frasco de perfume vazio. Em seguida, misture a sua essência de flores preferida e a água destilada no frasco com álcool e deixe a fórmula descansar por cinco dias. Após esse período, basta abrir o recipiente e colocar as varetas para ter aquele aroma delicioso por todo o ambiente.  

4. Decoração de casa com aromatizante caseiro – Foto: Pinterest
4. Decoração de casa com aromatizante caseiro – Foto: Pinterest
Foto: Viva Decora

Aromatizantes de ambientes caseiros com flores secas

Uma opção para quem quer deixar o ambiente perfumado sem abrir mão da criatividade na decoração da casa, é o aromatizante com flores secas .A grande vantagem de usá-la na criação de aromatizantes é a versatilidade, pois você pode criar modelos com as cores que desejar. Veja o que você vai precisar. 

  • Ramos de flores secas;
  • Essências aromáticas que preferir;
  • Um recipiente, de preferência de vidro;
  • Folhas de cravo ou lavanda;

Agora vem a parte mais divertida e simples. Coloque as flores em um recipiente junto com a essência escolhida. Lacre o frasco e o deixe guardado por duas semanas. Após esse período, basta colocar as flores secas em um recipiente decorado com cores e pedras para deixar a casa ainda mais bonita e perfumada. 

5. Vidrinhos de aromatizantes caseiros decorados com flores – Foto: Pinterest
5. Vidrinhos de aromatizantes caseiros decorados com flores – Foto: Pinterest
Foto: Viva Decora

Gostou de aprender a criar o próprio aromatizante caseiro com flores? Então, não deixe de ver outras dicas de decoração no Blog da Giu

Fonte: Viva Decora
Publicidade
Publicidade