Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Apartamento dos anos 40 vira projeto moderno e arejado

8 nov 2012 - 07h00
(atualizado às 13h26)
Compartilhar
Exibir comentários

São Paulo, como boa parte das grandes cidades do mundo, tem como uma de suas marcas a mistura de épocas e estilos arquitetônicos. A mesma cidade onde se encontram arranha-céus em vidro ainda tem prédios antigos que resgatam um pouco da história paulistana. É o caso do Edifício Santa Amália, na região central, dos anos 40. Morar num local desses pode ser uma oportunidade de mesclar o antigo com o contemporâneo, como fez equipe da Apiacás Arquitetos num apartamento do Santa Amália.

Com porta camarão, a varanda e a sala ficam interligadas
Com porta camarão, a varanda e a sala ficam interligadas
Foto: Pedro Napolitano

“O que tínhamos era um apartamento com um modelo antigo de se viver mesmo – com copa, sala de jantar, sala de estar, antessala”, conta um dos responsáveis pelo projeto, Anderson Freitas. “Aí, conversando com o cliente, e cientes do problema de excesso de pilares, resolvemos adotar uma postura mais radical”. E o resultado foi a retirada das paredes e o uso de pilares aparentes.

O apartamento de 185 metros quadrados passou a ser integrado da sala até a área de serviço, que tem apenas uma porta de vidro (podendo ou não ser isolada, a depender do desejo do morador). Para dividir os ambientes, eles usaram mobílias.

O projeto também integra o imóvel com o verde da área externa ao prédio. Os arquitetos reaproveitaram a varanda e usaram portas camarão. Assim, é possível olhar para as árvores de dentro do apartamento.

Entre o clássico e o moderno

Para Freitas, não existe um problema em ter um prédio mais clássico e um apartamento mais moderno. “O prédio já tem uma arquitetura mais moderna”, explica. “E o apartamento não tem uma mudança radical para quem vê de fora”. A ideia de mudar a organização do apartamento, segundo ele, não o tira completamente da linguagem do prédio. “A situação interna do apartamento dialoga com qualquer época”.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade