PUBLICIDADE

Carnaval com bebê, sim! Dicas para preparar a folia em casa

17 fev 2022 - 17h52
Compartilhar
Exibir comentários

Mais um ano de pandemia e menos um ano da festa mais brasileira do calendário - pelo menos do jeito a que estamos acostumados. A boa notícia é que dá para pular Carnaval com bebê em segurança, sim. Que tal organizar uma folia em casa? Veja dicas

E esse ano, tem ou não tem Carnaval? Bom, o feriado (que, na verdade, é ponto facultativo) está mantido e a terça-feira de folia acontece no dia 1 de março em 2022. No entanto, como ainda estamos enfrentando a pandemia, as festas de rua foram canceladas em boa parte dos estados brasileiros. 

É até meio maluco quando a gente para e pensa, mas, nenhum dos bebês que nasceu desde março de 2020 conhece, de fato, o Carnaval, que é uma das festas brasileiras mais tradicionais do calendário. Lembra de quando podíamos levar as crianças às matinês ou aos blocos específicos para os pequenos? Pois é. Parece até ficção. 

Como a variante ômicron ainda está fora de controle e a faixa etária das crianças menores e bebês é justamente a que não está protegida pela vacina, a recomendação é não se arriscar em aglomerações. Mas isso não é motivo para você deixar de pular com seu filho. Ele vai amar todo o brilho, a fantasia, as músicas… Tem coisa mais gostosa para as crianças?

Pensando nisso, BabyHome selecionou aqui algumas ideias para ajudar a inspirar sua família a organizar uma festa de Carnaval em casa, para brincar com o bebê. Vamos nessa? Confira aqui! 

Fantasias de carnaval para bebê

Não é porque você não vai sair de casa, que a fantasia de Carnaval do bebê não merece um capricho. Não precisa gastar muito. De repente, você até se inspira e consegue criar algo com o que você tem em casa. Selecionamos aqui, quatro ideias (os links são clicáveis, para você saber onde encontrar):

Fantasia de unicórnio para bebê com saida de tutu
Fantasia de unicórnio para bebê com saida de tutu
Foto: BabyHome
Fantasia de Chaves com chapéu. Quem lembra?
Fantasia de Chaves com chapéu. Quem lembra?
Foto: BabyHome
Não é um charme essa fantasia de piratinha?
Não é um charme essa fantasia de piratinha?
Foto: BabyHome
Seu filho vai adorar essa fantasia de bombeiro
Seu filho vai adorar essa fantasia de bombeiro
Foto: BabyHome

Músicas de carnaval para bebê

As músicas embalam toda a brincadeira do carnaval. Faz parte da cultura brasileira e pode ser muito divertido mostrar esse ritmo tão animado para o seu filho. Selecionamos algumas aqui só para inspirar sua família a começar a montar a trilha sonora. Dá o play!

Mundo Bita - Fazendinha Sambão

Palavra Cantada - Carnaval das Minhocas

Tiquequê - Minha fantasia

Marchinhas clássicas

Comidinhas e bebidinhas de Carnaval

Se seu bebè já está na fase de introdução alimentar, vale apostar em comidinhas nutritivas e frescas, para que ele fique alimentado, sem pesar. Assim, dá para brincar à vontade. Veja aqui duas receitas práticas e nutritivas (lembrando que o suco só é recomendado para bebês depois de 1 ano e, mesmo assim, sem exagerar na quantidade).

Bolinho de arroz com carne seca, espinafre e cenoura

A receita, que está no perfil da nutricionista Paola Preusse, é deliciosa e pode funcionar para as crianças um pouco maiores. Para os adultos, vale até um molhinho de pimenta!

Bolinho de arroz com carne seca, cenoura e espinafre
Bolinho de arroz com carne seca, cenoura e espinafre
Foto: BabyHome

Picolé de manga

Nada como um picolé para refrescar a folia. Se for assim, saudável, como o desta receita publicada pela nutricionista Daiana Queiroz, melhor ainda. Confira como preparar aqui.

Picolé de manga da nutricionista Daiana Queiroz
Picolé de manga da nutricionista Daiana Queiroz
Foto: BabyHome

Suco de laranja e morango

Nada de exagerar no suco, hein? E lembre-se que eles não podem ser oferecidos a crianças menores de 1 ano. As maiorzinhas podem curtir - com moderação - o sabor dessa receita. Para preparar, bata o suco de laranja com os morangos (que podem estar congelados). Nem precisa adoçar!

Foto: Bruno Scramgnon/ Pexels
Foto: Bruno Scramgnon/ Pexels
Foto: BabyHome

Decoração de Carnaval para bebês

Além da fantasia, o ambiente ajuda a entrar no clima. Então, separe um espaço na sala e deixe com cara de festa mesmo. Se tiver filhos mais velhos, peça ajuda na criação dos enfeites. Vale usar glitter, lantejoula, confete, serpentina e o que mais a sua imaginação permitir. Aqui, algumas ideias para inspirar. 

Fitas coloridas

Podem ser fitas de cetim ou de papel colorido. Pendure em um vão de uma porta, por exemplo. As crianças vão adorar passar e brincar com elas, além de o visual ser muito bonito. Mas, pela segurança, sempre supervisione a brincadeira! A ideia é do Pinterest.

Foto: BabyHome

Balões com confetes

Os balões transparentes ganham um ar diferente - e com a cara da folia - se tiverem as bolinhas coloridas dentro. Veja mais detalhes de como fazer aqui.

Foto: BabyHome

Máscaras customizadas

Elas servem como atividade, como brincadeira, como fantasia e ainda podem ser usadas na decoração. Disponibilize os moldes e os materiais e deixe a criançada soltar a criatividade! A ideia é daqui.

Foto: BabyHome

Ideias de brincadeiras para o carnaval com bebê e criança

Nada tem mais a ver com o Carnaval do que as brincadeiras, além da música, é claro. Comece a criar desde cedo boas memórias desta festa junto com o seu pequeno. Separamos algumas ideias para deixar a folia ainda mais animada. Olha só!

Batucada boa

Que criança não gosta de um batuque, hein? Aqui, a brincadeira já começa confeccionando o tambor, feito com uma lata (de leite em pó, achocolatado ou a que voce tiver em casa), bexiga, palitos de madeira e o que mais você quiser para customizar. Veja aqui como fazer.

Foto: BabyHome

Cores ao ar!

Essa brincadeira faz aquela bagunça… Mas no Carnaval, está liberado, vai? Esse copinho, com bexiga embaixo, e estrelinhas dentro, serve para dar o impulso e fazer os papeizinhos voarem pelo ar. Aprenda como fazer aqui

Foto: BabyHome

Folia sustentável

Em vez de usar papel, que tal aproveitar a brincadeira para ensinar as crianças sobre a importância de respeitar a natureza? Em vez de produzir lixo, vocês podem pegar folhas já caídas no quintal, em um parque ou em uma praça perto de casa, e fabricar os próprios confetes, usando um furador de papel! A ideia é do TempoJunto.

Foto: BabyHome
BabyHome
Compartilhar
Publicidade
Publicidade